Saúde Pública: aplicação do flúor na água que abastece Pimenta Bueno completa 05 anos

De acordo com o Ministério da Saúde, a fluoretação da água tratada auxilia na prevenção a cárie dentária.


Em Pimenta Bueno, este ano, a aplicação de flúor na água fornecida à população completa cinco anos. A fluoretação teve início em 2016, quando a Águas de Pimenta Bueno assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A iniciativa ajuda a reduzir a incidência de cáries e é indicada por órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

A Estação de Tratamento de Água (ETA – Rio Pimenta) trata e distribuía 2 milhões de litros de água diariamente. A adição assistida do flúor ocorre na água já tratada, conforme a Portaria Consolidada nº 05, publicada em 28 de setembro de 2017 pelo Ministério da Saúde, que indica o teor ideal de flúor é de 0,7 mg/l (miligramas por litro), podendo variar entre 0,6 e 0,8 mg/l.

O odontólogo Luiz Carlos Scolaro explica que o benefício da fluoretação é para todos, principalmente na saúde bucal das crianças que estão iniciando a dentição. “A cárie é um dos indicadores da falta de atenção à saúde, são inúmeros os atendimentos de doenças oriundas da falta de limpeza bucal. É claro que somente o consumo da água tratada ou bochecho não isenta de uma boa escovação que deve ser diária, bem como o uso do fio dental e até mesmo a consulta regular ao dentista, realidade que alguns, infelizmente não possuem. Neste caso eles nem imaginam a importância e o benefício de fazerem uso da água tratada com a dosagem certa de flúor”, disse.

O morador do bairro BNH II, Kleiton Santos, pai das gêmeas Bianca e Letícia, de cinco anos, percebeu a melhora no fornecimento de água tratada. “Ficamos felizes em saber que a empresa tem este olhar sustentável para cidade, que estão cuidando da nossa saúde”.

O diretor-presidente da Águas de Pimenta Bueno, Eduardo Lana, destaca o compromisso da concessionária com o bem-estar da população. “A iniciativa de fluoretação à água tratada reflete de modo positivo nos índices de saúde pública e na qualidade de vida da população. Hoje, 98% dos moradores já contam com o acesso à rede de água tratada e estamos mudando a realidade de muitas famílias”.

A Águas de Pimenta Bueno faz parte do grupo Aegea Saneamento, que em Rondônia é responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.


Assessoria de Comunicação

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
CONVENIO UNIMED.png
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque