PF faz operação contra desvio de recursos em prefeitura

Agentes cumprem mandados judiciais na sede do Executivo de Rio Branco e em casa de servidores


A Polícia Federal deflagrou nesta segunda (15) a operação "Esquema Novo", com o objetivo de combater desvios de recursos públicos que estariam sendo praticados na Prefeitura de Rio Branco (a 367 km de Cuiabá).

Os agentes cumprem mandados judiciais na sede da Prefeitura, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas que participariam dos desvios, em especial servidores públicos e particulares.

Na ação de hoje, a PF tenta colher provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com os desvios para garantir o ressarcimento ao erário.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

A investigação, que ocorreu em parceria com o Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade dos prefeitos, artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.

https://www.midianews.com.br/policia/pf-faz-operacao-contra-desvio-de-recursos-em-prefeitura-de-mt/395268

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
CONVENIO UNIMED.png
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque