Lazinho da Fetagro apresenta projeto que institui Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neon


Deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) apresentou projeto de lei que institui no calendário oficial de Rondônia a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, a se realizar anualmente, na semana que compreender o dia 21 de agosto.

De acordo com a proposta, a semana de sensibilização à perda Gestacional, Neonatal e Infantil tem por objetivo dar visibilidade à problemática da perda de bebês ainda durante a gestação ou logo após o nascimento; lutar pelo respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência; contribuir com a sensibilização do tema, disseminando informações, quebrando o silencio; dignificar o sofrimento das famílias; e promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde que atendem os casos de perda gestacional e neonatal.

Para o deputado Lazinho da Fetagro, “é preciso dar visibilidade a um tema tão sensível como esse”. E, destaca que “é necessário que todo o Estado fale na Semana de Sensibilização à perda Gestacional, Neonatal e Infantil desmistificando tudo o que cerca a família, em especial, a mãe. E, conscientizando a sociedade que tem esse tema ainda como um tabu, mesmo sendo recorrente, para voltar a atenção para o acolhimento de pais que vivem a dor da perda”.

Ainda segundo o projeto, a semana instituída a partir da Lei poderá ser celebrada com reuniões, palestras, grupo de apoio para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período perinatal, neonatal e infantil na vida da família; bem como impulsionar o atendimento humanizado, com o oferecimento de apoio multiprofissional às mulheres, principalmente.

21 de agosto

O dia 21 de agosto foi escolhido, em memória de Rafaela Lima Rigamonti, que em 2010, no município de Jaru, faleceu aos 6 meses de vida com uma doença degenerativa, trazendo dores e sofrimento emocional à família. Natiely Souza Lima, mãe de Rafaela, psicóloga e defensora da proposta, dedica-se a acolher famílias enlutadas e trazer conscientização à sociedade.

“É preciso haver uma conscientização da problemática que cerca a perda Gestacional e Neonatal, sendo imprescindível o respeito ao luto das mães e dos pais que passam por isso, assim como é importante olhar para esse luto, dignificando o sofrimento e contribuindo com a sensibilização do tema, compartilhando todas as informações importantes para esse momento, que nunca é esperado. E o meio encontrado para contribuir com a devida visibilidade foi propor a semana de sensibilização à perda gestacional, neonatal e infantil”, ressaltou o deputado Lazinho da Fetagro.


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
CONVENIO UNIMED.png
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque