Justiça Federal manda fechar parque aquático em MT após decreto de prefeitura


Local é o principal ponto turístico da região. Conforme a decisão, a prefeitura deverá fechar o local imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

A Justiça Federal determinou o fechamento do Parque Municipal das Águas Quentes, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, após a prefeitura, por meio do Decreto 4.324, liberar o funcionamento do local.

A liminar foi concedida nesta semana, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República do município. Conforme a decisão, a medida é necessária no combate ao novo coronavírus. MPF argumentou não ser possível o uso de máscara pelos banhistas — Foto: Secom/Barra do Garças O MPF explicou que o decreto publicado pela prefeitura, ao mesmo tempo que veda o acesso a estabelecimentos públicos e privados por pessoas que não estejam utilizando máscaras, autoriza a abertura do parque aquático público, que é o maior ponto turístico da cidade e da região. A Justiça disse ainda que, embora tenha sido autorizada pelo governo a abertura de parques públicos estaduais, a maioria é destinado à prática de trilhas, caminhadas e corridas, pois é possível o uso de máscara durante todo o período de permanência no local. “O Parque Municipal das Águas Quentes, porém, é um parque aquático, com várias piscinas públicas. É fácil deduzir que não é possível o uso de máscara durante todo o período de permanência no local pelos banhistas”, argumentou o MP. Na decisão, o juiz diz que a prefeitura deverá fechar o local imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, no caso de descumprimento, por dia de abertura. Em caso de eventual contaminação em razão da abertura do Parque Municipal das Águas Quentes, os gestores devem ser responsabilizados por ato de improbidade administrativa, além de sanções penais.

Fonte: G1

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg