INOVAÇÃOParceria Sebrae/RO e Senar viabiliza conhecimento a produtores de gado de Rondônia

40 produtores de 7 municípios foram beneficiados com a consultoria através do SebraeTec


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa em Rondônia (SEBRAE/RO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) uniram esforços para viabilizar conhecimento e inovação para 40 produtores rurais de 7 municípios do interior de Rondônia por meio do programa SebraeTec.

Os municípios contemplados foram: Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques. As consultorias foram para serviço de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF e Transferência de Embrião – FIV.

Ao todo, foram realizados 540 procedimentos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo e 40 procedimentos de Transferência de Embrião, para um investimento de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais), dos quais 70% foram subsidiados pelo Sebrae/RO aos produtores.

“Essa ação mostra a preocupação do Sebrae no desenvolvimento empreendedor dos nossos produtores rurais. E neste tempo de pandemia, tão difícil para todos, mas principalmente aos empreendedores, essa parceria com o Senar já está mostrando excelentes resultados, viabilizando conhecimento aos produtores em uma área tão importante para eles, que é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo e Transferência de Embrião, trazendo maior produtividade”, explica Samuel Almeida, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.

A ação viabilizou o melhoramento genético do rebanho nas propriedades de forma mais rápida e com custo menor, propiciando, a médio prazo, aumento da produtividade leiteira e ganho de produtividade no gado de corte.

“Essa parceria foi muito saudável. E no próximo ano, pretendemos iniciar esse trabalho mais cedo, e estender para mais municípios do estado de Rondônia, principalmente para as regiões chamadas de bacias leiteiras, municípios que têm o maior rebanho de gado de leite e onde precisamos acelerar o processo de melhoria genética do nosso rebanho leiteiro”, afirma Hélio Dias, Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia e do Conselho Deliberativo do SENAR/RO.

Para o Superintendente do Sebrae/RO, Daniel Pereira, a parceria com o Senar é uma soma muito importante que só vem agregar valor ao desenvolvimento do produtor rural do estado: “Essa foi uma composição muito feliz, onde todo mundo sai ganhando, a partir do produtor que recebe essa consultoria de primeira qualidade, que com certeza vai multiplicar e dar muitos resultados pra essas 40 famílias que foram beneficiadas”, ressalta.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
serra dourada.gif
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque