Idosos têm dificuldade de entender pandemia e lamentam solidão
Visitas e eventos foram suspensos no local por conta da Covid-19, que avança no Estado
Os pouco mais de 70 idosos que moram no Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, estão sofrendo com o isolamento causado pela pandemia de coronavírus. Segundo a vice-presidente da fundação, Jane Maria de Jesus, eles não conseguem entender a situação.
O abrigo proibiu visitas e a entrada é permitia, com medidas de segurança, apenas para os 42 funcionários. A decisão é decorrente do fato de idosos serem do grupo de risco da doença.
“Eles não estão conseguindo. Aqueles que a gente consegue conversar e explicar, tudo bem. A gente tenta trabalhar para acalmar porque eles não estão conseguindo entender a falta das pessoas”, afirmou Jane.
A vice-presidente explicou que o local sempre é repleto de visitantes, com eventos aos fins de semana e passeios. Com a suspensão, os idosos estão impacientes e questionam a decisão.
“Eles estão sentindo muito porque não tem visita. Aqui é sempre cheio de pessoas, nos fins de semana há muitos eventos que a comunidade faz. Tem uma senhora que sempre fala: ‘Vocês têm que orar muito porque isso é castigo. Onde já se viu a gente não poder receber ninguém aqui’”, relatou.
Além da proibição de visitas, os funcionários também são obrigados a cumprir um protocolo de prevenção e higienização.
Conforme Jane, os trabalhadores estão usando máscara, luva, touca, avental e até sapato fechado para terem contato com os idosos.
“Usamos máscara, touca, sapato, avental para poder conversar, passar os alimentos para os idosos, tudo com luva”.
O abrigo também tem sido higienizado com água sanitária constantemente bem como os produtos de doação.
“As doações são higienizadas, a gente tem o álcool em gel para poder guardar as doações no almoxarifado. Toda mercadoria que vai para a cozinha, a nutricionista também faz a higienização. É tudo bem higienizado”, apontou a vice-presidente.
Reprodução Funcionários estão utilizando equipamentos de proteção contra vírus
Doações
Jane relatou que o Abrigo Bom Jesus está precisando de doações de suplementos alimentares para os idosos.
“Estamos mais precisando de suplemento alimentar como o Nutren. Temos vários idosos que utilizam esse suplemento”, disse.
Outros produtos também importantes são álcool em gel, água sanitária e desinfetante.
“Álcool em gel também precisamos, o líquido a gente tem. Nós também pedimos desinfetante e água sanitária porque a gente lava até as paredes, então a gasta muito”.
Os interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone: 3644-1706, que o abrigo se dispõe a buscar os produtos, ou pode deixar diretamente na portaria.
Comments