Governo de RO prorroga prazo para pagamento do IPVA de veículos com finais 6 e 7

Medida é para amenizar impactos econômicos em decorrência da pandemia do novo coronavírus; prazo do ICMS também passou por alterações. Confira novas datas.


O Governo de Rondônia publicou o decreto nº 25.136 onde prorroga os prazos para recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A ordem foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do estado na última semana e já está em vigor.

A medida, conforme o Estado, é para amenizar os impactos econômicos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A mudança é destinada aos veículos, como motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta (com potência de até 300 cilindradas) e automóvel de passeio (com potência de até 1.000 cilindradas), com placas finais em 6 e 7. Segundo o decreto, o pagamento dos veículos com final 6 pode ser feito até o último dia útil de julho, enquanto os finais 7 no último dia útil de agosto. As prorrogações dos prazos, ainda de acordo com o governo, "não implicam direito à restituição de quantias pagas, eventualmente, antes dos novos vencimentos". Por meio do decreto nº 25.135 publicado no Diário Oficial da mesma data, o estado também alterou os prazos para pagamento de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). As datas podem ser consultadas aqui. Licenciamento anual Por meio de portaria assinada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Neil Aldrin Faria Gonzaga, o prazo do vencimento do licenciamento anual dos veículos com finais 1, 2, 3, 4 e 5 foi prorrogado até o dia 30 de junho. Os veículos que não estão com o documento regularizado que tenham placas com o final numérico de 1 a 5 não estão sendo removidos. Conforme a assessoria do órgão, isso acontece quando são registradas infrações como direção perigosa, embriaguez ao volante ou outro tipo de irregularidade. De acordo com o documento, a alteração no calendário isenta somente a cobrança de taxa de licenciamento anual vencido, referente ao ano de 2020. O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago para que a emissão do documento atualizado seja feita, porém, a impressão deve ser feita através do site da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), órgão responsável pelo recolhimento do imposto. O atendimento presencial continua suspenso, como medida preventiva de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. Alguns serviços específicos são realizados nas dependências do Detran, mas precisam ser agendados para que não haja aglomeração.

Por G1 RO

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg