Educação inclusiva é realidade na rede de ensino municipal em São Francisco do Guaporé

A escola municipal Senador Ronaldo Aragão possui um projeto arquitetônico diferente, contemporâneo e inclusiva, difícil de ser comparada com outras escolas que existem em Rondônia.


A infraestrutura moderna e o projeto pedagógico  inclusivo oferecido à comunidade escolar pela unidade municipal Senador Ronaldo Aragão, em São Francisco do Guaporé, a 630 quilômetros de Porto Velho, chamou a atenção do senador Confúcio Moura (MDB), durante uma agenda política partidária que fez na cidade na quarta-feira (22), ocasião em que, a convite da prefeita Gislaine Lebrinha (MDB) e do deputado estadual  Lebrão (MDB), visitou juntamente com o deputado federal, Lúcio Mosquini (MDB), os novos investimentos.


O parlamentar disse que o gestor municipal quando investe em educação, ele cuida do futuro das crianças, promove o desenvolvimento socioeconômico e cultural e consequentemente da qualidade de vida a todos, pois a ação reflete positivamente em todas às áreas, a exemplo da segurança pública, da saúde e da economia da sua cidade.

A escola Senador Ronaldo Aragão, além de receber investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão (recursos próprios) para reforma, ampliação, adaptação e modernização do prédio, fortaleceu a formação do corpo docente e incentivou uma rede de apoio entre alunos, professores, famílias, gestores escolares e forneceu condições para a operacionalização de um projeto pedagógico inclusivo.  Atualmente a unidade atende 800 alunos do pré ao 5º ano.

De acordo com a prefeita Lebrinha, quando começou seu governo, há sete anos, planejou atender toda a população, e um dos seus maiores desafios foi priorizar a educação no município, um dos maiores em extensão territorial do Estado, e que está cumprindo o prometido.

“Eu acredito que, investir na educação é transformar as pessoas. Pensamos num projeto que a gente pudesse fazer com que o aluno sentisse como se a escola fosse dele também, e que ele pertencesse a aquele ambiente, que pudesse cuidar”, comentou.

Para Confúcio, o projeto da escola de São Francisco do Guaporé deve ser modelo para outros municípios. “Eu fiquei admirado com a qualidade da escola, com o conforto que ela oferece aos alunos, com a recreação para as crianças de 4 a cinco anos. Eu achei simplesmente fascinante e de muito bom gosto. Também fiquei impressionado com o pensamento pedagógico da escola e o modelo do ensino-aprendizagem”, declarou. Na ocasião, o senador também conheceu a nova sede da Prefeitura Municipal.

por por Zózimo Macedo

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg