Concessionárias reforçam a importância do benefício tarifa social de água em momentos de pandemia

O cadastro pode ser realizado via WhatsApp.


O avanço da Covid – 19 em Rondônia, mudou a realidade financeira de muitas famílias, trabalhando para que o acesso a rede de água tratada permanecesse em um momento onde muitas destas casas a única forma de prevenção ao vírus é o uso da água para lavar as mãos com sabão e fazer a higienização da casa e roupas. As concessionárias de água e esgoto administradas pela Aegea em Rondônia intensificaram as ações de cadastramento na Tarifa Social, serviço que traz dignidade para muitos pais e mães de famílias.

A Tarifa Social da água é um benefício previsto em leis municipais, é um auxílio criado para beneficiar as residências de famílias com baixa renda que são atendidas por programas sociais, dando a elas desconto na conta e proporcionando mais qualidade de vida e saúde ao receber a água tratada. Esta disponibilidade corresponde a redução na tarifa de água e esgoto conforme estrutura tarifária vigente, cujo consumo mensal de água não ultrapasse 20 m³/mês.


Diecson do Prado Vilela, coordenador dos programas de responsabilidade social das concessionárias, explica que neste momento de pandemia a empresa não está realizando corte de água, mesmo sabendo disso, para muitas famílias é digno poder efetuar o pagamento da conta. “Um pai ou mãe de família que infelizmente está passando por um momento delicado quer ter a satisfação de pagar suas contas, neste caso, para não afetar a renda da família, a concessionária disponibiliza esse benefício”, disse.

Ainda segundo ele, “nos últimos meses as concessionárias tem beneficiado mais de 650 famílias, esse desconto da Tarifa Social, possibilita uma readequação na economia familiar, podendo ser usado para emergências, como medicamentos”, concluiu.

Para aposentada, moradora do setor 2 em Ariquemes, Zilda Pereira dos Santos, o desconto proporcionado pela Tarifa Social é muito significativo, está sendo direcionado para outros compromissos. “Estou muito feliz com este desconto que tenho recebido da Águas de Ariquemes, tem ajudado muito, esse mês paguei quase vinte reais, para ter uma água boa em casa”, contou feliz.

“Pensei que nunca iria poder ter água da rua aqui. Agora com o benefício da Águas de Pimenta Bueno, posso ficar tranquila”, contou, catadora de material reciclável, Maria José, bairro Bela Vista de Pimenta Bueno.

Faça seu cadastro em casa – Com a pandemia as Centrais de Atendimento presencial estão fechadas, moradores que necessitam ter acesso ao benefício, basta entrar em contato com a concessionária pelo atendimento via WhatsApp 66 9724-2963, disponível de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, para mensagem de texto. O cadastro é simples, ao interagir nas mensagens escolha a opção correspondente ao Estado, depois a cidade onde mora, logo em seguida escolha a opção 7 – outros serviços, e pronto, logo uma de nossas atendentes irá perguntar qual solicitação deseja.

Documentos– Foto do IPTU ou documento de posse (contrato de aluguel), que comprove a área construída; foto da fatura de água atualizada em nome do requerente; foto do comprovante de cadastro ou inscrição como beneficiário do Programa de Proteção Social do Governo Federal (Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) atualizado; foto da carteira de trabalho ou holerite; foto da Guia de Recolhimento Previdência Social (Comprovante aposentadoria / pensão); foto das 06 (seis) últimas faturas de energia elétrica atualizada em nome do requerente; residir ou ser proprietário de 01 (um) único imóvel utilizado apenas para fins residenciais; estar cadastrado na categoria de consumo residencial, não podendo ultrapassar o consumo máximo de 20 m³ por mês; não possuir débito junto à concessionária de água (exceto aqueles objeto de parcelamento com o pagamento em dia); ter renda familiar de até 01 (um) salário mínimo (nacional vigente). Nos casos de famílias com deficiente ou incapaz que more sob o mesmo teto, a renda per capta se estende a 1/3 do salário mínimo nacional vigente; ser consumidor monofásico de energia elétrica. O cadastro tem validade de 01 ano e deverá ser renovado caso preencha os requisitos legais, conforme Leis Municipais.

O benefício da Tarifa Social da água, está disponível para as cidades que são atendidas pela Aegea Saneamento em Rondônia, Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Pimenta Bueno.

Para mais informações sobre Tarifa Social e outros programas socioambientais acesse www.aegearo.com.br.


Assessoria de Comunicação

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg