Cirone diz que cursos da Escola do Legislativo superaram expectativas
- jornal 100 limite
- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Os cursos foram realizados pela Escola do Legislativo, nos municípios de Cacoal e Vilhena

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse que o resultado dos cursos de Libras e de Filmagem e edição de vídeos, realizados pela Escola do Legislativo, nos municípios de Cacoal e de Vilhena, superou as expectativas dos organizadores e dos participantes. “Diante da grande procura, aumentamos o número de vagas e no final tivemos a alegria de presenciar a satisfação por parte do público”, disse Cirone. Ele voltou a agradecer o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, por ter atendido seu pedido, em relação a oferta dos cursos.
Em Vilhena os cursos foram realizados no período de 5 a 9 de maio, com o apoio da vereadora Amanda Areval. Tanto a turma de Libras, quanto a de Filmagem e edição de vídeos contaram com participantes das mais diversas áreas e idades. O jovem Weliton Tortuliano, formado em medicina, disse que procurou o curso de Libras, com o objetivo de aprender a se comunicar com os surdos, facilitando o atendimento ao paciente, de forma resolutiva. “Vivemos em um ambiente cada vez mais inclusivo e a gente precisa entender a necessidade do outro”, disse Weliton. Ele concluiu o curso satisfeito com o resultado alcançado. “No final saí com uma bagagem bem legal”, afirmou.
O curso de Libras foi ministrado pelo professor Marcus Loureiro, com experiência na Faculdade Católica de Rondônia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Faculdade Metropolitana e Escola do Legislativo, além de intérprete tradutor na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ele abordou os temas O indivíduo surdo, Aparelhos auditivos e implante coclear, Oralização, Surdez, Deficiente auditivo, Nome e sinais, caracterizando pessoas e Alfabeto Manual Brasileiro.
O de filmagem e edição de vídeos foi ministrado pelo professor Alexandre Rolim Jorge, jornalista com registro profissional desde 1980, com experiência em assessorias de imprensa, assessoria de marketing, campanhas eleitorais, jornais, revistas e emissoras de televisão, sendo pioneiro em produção independente no Estado. Foi correspondente do Jornal do Brasil em Rondônia. A programação do curso incluiu Enquadramentos e planos, Ângulos e perspectivas, Iluminação natural, artificial e artística, Movimentos de câmera, Acessórios e recursos técnicos para melhor captação da imagem, Direito autoral e direito de imagem, Técnicas de sonorização (áudio original, áudio gravado, locução, efeitos sonoros, trilha sonora), Elaboração de roteiro e edição e Ferramentas de edição.
Texto: Eli Batista |
Jornalista
Comments