Ariquemes é destaque no Estado de Rondônia, 93% do município tem acesso a rede de água tratada

Com mais de 20 anos sem investimento no setor, em quatro anos de atuação concessionária estabelece um novo tempo no saneamento.


Em apenas quatro anos de trabalho e grandes investimentos, Ariquemes evoluiu sua cobertura de água tratada para 93%. Hoje as famílias ariquemenses, têm acesso a rede de abastecimento de água tratada de modo contínuo. Benefícios que podem ser percebidos na saúde pública, na valorização dos imóveis e no desenvolvimento sustentável da cidade.

Os moradores do bairro Jardim América, por exemplo, no período de estiagem seus poços amazônicos secavam, deixando-os totalmente sem água, dependendo de vizinhos ou parentes. Com uma nova realidade no saneamento, o professor Edinaldo Secundino, conta feliz que hoje tem água tratada em casa. “Pensamos até em vender o terreno aqui no bairro, pois sem água, ninguém vive, mas com a chegada da empresa, sabíamos que algo bom iria acontecer, reunimos os vizinhos e fomos falar com a concessionária o quanto já estávamos sofrendo”, disse o morador do bairro Jardim América.

“Eu já tinha desistido de viver aqui no bairro praticamente, meu poço secava todo ano, sem falar que a água era contaminada, devido ao cemitério, ele está condenado pela Vigilância Sanitária com laudos técnicos mostrando as análises que apontam o necrochorume. Como usar uma água assim? Que bom que a águas de Ariquemes trouxe água tratada, boa para consumo, amo meu bairro agora”. Contou Adelino Soares, também morador do bairro Jardim América.

A empresa, desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário tem realizado obras e investimentos melhorando os sistemas nos quatro cantos da cidade, começando pela Estação de Tratamento de Água que após as obras e reformas duplicou sua capacidade de produção em 100%. Implantação de novas redes de distribuição, instalação de registros, ventosas, pontos de descargas, data loggers, booster e o Centro de Controle Operacional que envia em tempo real os níveis dos reservatórios, índices das pressões e indicadores que informam a potabilidade da água, sem falar na reforma do parque de hidrômetros.

Moradores de bairros como Jardim Paraná, Jardim Europa, Bela Vista, Rio de Janeiro e muitos outros perceberam visivelmente a melhora no abastecimento. Marcos Cruz, morador de Ariquemes fala sobre isso. “Aqui no Jardim Paraná, só chegava água a noite, e quando chegada, instalei duas caixas d’água, para ter certeza que nunca ficaria sem, até porque eu tenho uma criança pequena”, Cruz conta ainda, “agora com a Águas de Ariquemes, a melhora foi bem grande, estamos felizes com os serviços”, finalizou.

Todas as ações nos sistemas fazem parte do conjunto de obras e melhorias programadas pela concessionária, que ao longo dos anos destinará investimentos, cumprindo os marcos contratuais, até que Ariquemes tenha o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário universalizados.

Marcos Valério, diretor-presidente da Aegea Rondônia conta que o propósito da empresa é melhorar a qualidade de vida das pessoas, levando dignidade. “No Estado de Rondônia poucos municípios tem acesso a rede de água tratada com qualidade e de modo contínuo, estamos trabalhando e investindo para que Ariquemes faça parte do ranking com 100% de água e esgoto tratados”, disse.

Ainda segundo Valério, “Já iniciamos as obras de esgotamento sanitário com implantação da rede seca no setor 3, seguimos com as tratativas e renovação das licenças das áreas que serão construídas a Estação de Tratamento de Esgoto, este assunto também é muito importante para empresa”, finalizou.

“Ariquemes é uma cidade promissora, terceira maior do Estado, temos orgulho em promover ainda mais este crescimento. Nossas equipes atuam 24h, de segunda a segunda, oferecendo um serviço com precisão e excelência. Em situações pontuais, como a severa estiagem que tivemos este ano, além da Covid- 19, fatores que fizeram com que o consumo aumentasse, comparado ao ano anterior em mais de 30%, neste período novos investimentos foram realizados ampliando a oferta de água para população”, contou o diretor-executivo da Aegea Rondônia, Rafael Klumpp de Miranda.

Aegea Rondônia faz parte do grupo Aegea Saneamento, a maior empresa privada do setor de saneamento do país, operando em 126 municípios. No Estado ela está presente em quatro cidades, como Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Pimenta Bueno.


Assessoria de Comunicação

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg