Cirone Deiró celebra dia do Dia do Fonoaudiólogo com entrega de voto de louvor

A região Norte possui 2.518 fonoaudiólogos, dos quais 342 são de Rondônia

O deputado Cirone Deiró (Podemos), realizou na tarde desta segunda-feira (09) sessão solene no Plenário "Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos em celebração ao Dia do Fonoaudiólogo. Segundo o parlamentar, a sessão é uma forma de demonstrar o reconhecimento aos profissionais que exercem com competência e dedicação está tão importante profissão.


Cirone falou também da necessidade de ampliar o número de profissionais atuando no serviço público do Estado de Rondônia, tendo em vista as demandas existentes. “O momento é de celebração, mas não podemos nos furtar de chamar a atenção do Poder Público para a necessidade de ampliação. Nossa luta é para que vocês estejam inseridos nos hospitais, escolar, unidades de saúde, instituições de assistência especializada, reconhecidos e respeitados”, disse.


A presidente da Associação Casa Família Roseta, Clariceia Soares, parabenizou Cirone Deiró pela iniciativa e destacou o trabalho feito pela da Casa Roseta, pela fonoaudióloga Ana Célia. “A iniciativa de dar voz a quem cuida dá voz foi uma atitude maravilhosa. A Ana Célia mostra todos os dias a importância dessa profissão. Vocês realizam um trabalho em silêncio e garantem a voz de muitos e isso é digno de homenagem, reconhece.


A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue, Sirleia Bacelar Araújo, ressaltou a importância dos fonoaudiólogos no processo de aprendizagem das crianças com deficiência auditiva. “Vejo todos os dias o valor desses profissionais na vida dessas crianças e sem dúvidas essa homenagem é mais que merecida. A falta desse profissional dificulta muito o aprendizado dos alunos e esperamos que os gestores melhorem suas estratégias para melhorar cada vez mais o desenvolvimento e com isso garantirmos uma inclusão verdadeira”, pontuou.


Para a Pró-Reitora da Fimca e Diretora Geral da Faculdade Metropolitana, Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes ser fonoaudiólogo é mais que um trabalho é uma dedicação. “Desejo que vocês se vistam de amor ao fazer seus atendimentos, pois o amor é capaz de mover montanhas. O benefício que vocês proporcionam com amor gera resultados maravilhosos e isto está sendo reconhecido aqui hoje nessa sessão”, concluiu.


Por meio de vídeo, o deputado Federal Léo Moraes (Podemos) homenageou a categoria. “Queria congratular a todos vocês. Esse 9 de dezembro é muito importante. Vocês fazem muito pelo nosso Estado e eu acompanho isso dentro do nosso projeto de inclusão. Vamos celebrar, mas refletindo o que já passamos e o futuro dessa categoria que tanto faz por Rondônia”, disse.



Luta diária


Falando em nome da categoria, Virginia Brás, agradeceu o reconhecimento a todos fonoaudiólogos e principalmente os que atuam no setor público do Estado. “Eu também estou nessa luta e conheço bem a luta para trabalhar em um setor tão carente de profissionais, infraestrutura e materiais, mas, mesmo assim estamos lá todos os dias fazendo o nosso melhor. A fonoaudiologia é capaz de fazer coisas que só que precisa de verdade entende”, pontua.


Virginia aproveitou sua fala para pedir também em nome de todos os homenageados. “Como bem o deputado destacou, precisamos de mais profissionais. Espero que você possa lutar por nós. O serviço público precisa de mais profissionais e isso só vai trazer benefícios para toda sociedade”, disse.


Cirone Deiró ressaltou a indicação feita ao Poder Executivo, extenso à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), apontando a necessidade de a Rede Estadual de educação ter em sua equipe pedagógica o profissional Fonoaudiólogo. “Em resposta, a Seduc disse que o plano de carreira e cargos da educação básica de Rondônia não contempla o cargo de fonoaudiólogo. Como não podemos criar cargos e despesas para o Executivo, gostaríamos que a Seduc encaminhasse o projeto com a criação desses cargos para ser apreciada pelos nobres pares. Isso é uma necessidade para as nossas escolas, principalmente aquelas que atendem crianças com necessidades especiais”, esclareceu.


A assessora parlamentar e fonoaudióloga Klívia Meireles, destacou que graças a pessoas comprometidas como o deputado Cirone Deiró e o deputado federal Leo Moraes, eles conseguiram avançar em muitos aspectos da fonoaudiologia no Estado. “A necessidade desses profissionais nas escolas é real. É necessário incluir os fonoaudiólogos na educação do nosso Estado e não estamos falando de um por escola, estamos falando de um por polo para garantir a qualidade do ensino dos nossos alunos”, disse.


A professora Viviane Castro de Araújo, representando o Conselho Federal de Fonoaudiologia, que na ocasião recebeu outorga de Medalha de Mérito Legislativo pela extensa trajetória em favor da Fonoaudiologia agradeceu o empenho da fonoaudióloga Klívia Meireles e por todas as ações que faz em prol da categoria. “Estou emocionada e hoje vejo aqui muitos alunos que se tornaram grandes profissionais. A região Norte possui 2.518 fonoaudiólogos, dos quais 342 são de Rondônia. Espero que cada um que foi homenageado aqui hoje, possa doar um pouco de si e consequentemente receber seus louros, como estão recebendo hoje”, comemorou.


Mérito Legislativo


Além dos fonoaudiólogos, o parlamentar homenageou também, com Medalha de Mérito Legislativo, o prêmio conquistado pelo professor do Distrito de Extrema, o doutor Francisco Marquelino Santana. Ele venceu Prêmio Culturas Populares – Edição Teixerinha, promovido pelo Ministério da Cidadania. O projeto do professor constituiu na publicação de uma coletânea poética inédita, denominada “Poemas da vida amazônica”.


“Agradeço primeiramente a Deus e depois ao deputado Cirone Deiró por essa homenagem. Eu costumo dizer que quando um pesquisador autêntico realiza uma pesquisa, ela precisa ser feita com dedicação e amor. Esse prêmio foi fruto do resultado de 30 anos e agora essa coletânea poética de 300 páginas será publicada e distribuída nas escolas públicas e entidades sem fins lucrativos para ser trabalhada na conscientização e preservação do meio ambiente. Estamos com a sensação de dever cumprido”, finalizou Marquelino.


O secretário de Estado de Educação, Suamy Vivecanda e a diretora adjunta do Hospital de Base Ary Pinheiro também prestigiaram o evento.

Fotos: José Hilde-Decom-ALE-RO

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg