NOTA DE ESCLARECIMENTO - SEMSAU PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PIMENTA BUENO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚ

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Secretaria de Saúde vem esclarecer sobre o fato que está sendo veiculado nas redes sociais, quanto à paciente que se encontra internada no Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta. A paciente sofreu um acidente e foi atendida no Hospital HEURO no município de Cacoal, onde teve a perna engessada até a coxa. Na sexta às 04:13 horas foi internada no hospital Ana Neta, já com parte do gesso do pé retirado por conta própria, onde possuía uma lesão, ficando assim suscetível ao pouso de moscas e outros insetos.

A paciente justificou ter retirado por estar sentido muita dor, porém, parte da perna permaneceu com gesso. Conforme relatos das equipes, todos os cuidados foram realizados desde a sua internação pela equipe, como banho no leito, administração de medicamentos para alivio da dor e curativos no local, onde foi identificado uma bolha, a qual não foi rompida.

Somente na manhã de hoje (08) após o rompimento da bolha, foi identificado a presença das larvas, que se encontravam dentro da bolha, que provavelmente a mosca depositou seus ovos anteriormente ao momento da internação, tendo em vista que, as fêmeas colocam os ovos em criadouros localizando-os através de órgãos do olfato existentes nas antenas e se posicionam de tal forma que os ovos são colocados nos locais mais úmidos e sombreados.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvas pode prolongar-se por várias semanas.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/moscas.htm Contudo, assim que identificado, as larvas foram retiradas e a paciente recebeu as medicações necessárias para o seu completo restabelecimento, a paciente encontra-se estável e segue aguardando para realizar a cirurgia no hospital HEURO.

Foi determinado a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar as causas e circunstâncias do fato e a responsabilidade administrativa de qualquer servidor.

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
CONVENIO UNIMED.png
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque