Chevrolet Onix Plus tem entregas suspensas por risco de incêndio


Modelo se tornou o sedã mais vendido do país em outubro, logo após o lançamento. Suspensão consta de comunicado interno da GM obtido pelo G1. Fabricante foi procurada mas não se pronunciou. No documento, diz que fará recall e oferecerá veículos alugados aos clientes.

Chevrolet Onix Plus Premier — Foto: Guilherme Fontana/G1

A General Motors determinou a suas revendedoras que suspendam a entrega aos clientes do novo Chevrolet Onix Plus pela possibilidade de incêndio no modelo. A ordem consta de um comunicado interno da companhia obtido pelo G1. Lançado em setembro, o modelo foi o sedã mais vendido do país em outubro, com 7.140 unidades emplacadas.

O G1 procurou a assessoria da Chevrolet por e-mail às 9h26 e por telefone às 9h42, mas não obteve posicionamento até a publicação desta reportagem.

O comunicado, datado de 5/11, diz que General Motors anunciará um recall para a correção do problema nas unidades já entregues, com atualização do software de gerenciamento do motor, e disponibilizará aos proprietários veículos alugados "pelo tempo necessário".

General Motors emitiu comunicado de suspensão das entregas do novo Chevrolet Onix Plus — Foto: Reprodução/G1

Não há informação sobre quando as medidas serão adotadas, e o que os clientes devem fazer.

De acordo com o comunicado, "em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, (...) o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio".

Caso o veículo apresente o problema, um alerta visual será emitido no painel de instrumentos, com o acendimento da luz de injeção, ou do motor.

Veículos serão recolhidos

De acordo com uma fonte, todas as unidades do Onix Plus vendidas até o momento serão convocadas para retornarem às concessionárias e ficarão imobilizadas, já que não há previsão para a atualização do sistema que corrige o problema.

A partir daí, os clientes terão à disposição os veículos alugados prometidos pela GM no comunicado.

Incêndios no Onix Plus

Ainda em setembro, mês de lançamento do Onix Plus, uma imagem de uma unidade do modelo pegando fogo no pátio da GM em Gravataí (RS) surgiu nas redes sociais. Em seguida, outras passaram a ser publicadas já com os proprietários dos veículos.

O G1 questionou a companhia sobre esses registros, mas também não obteve resposta.

A GM lançou o Onix Plus como sucessor do Prisma, que já era o sedã mais vendido do país em 2019. Desde o lançamento, em setembro, até outubro, o novo modelo teve 8.775 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave, associação das concessionárias.

Fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/11/06/chevrolet-onix-plus-tem-entregas-suspensas-por-risco-de-incendio.ghtml


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg