Sedam e BPA realizam projeto de Educação Ambiental em Costa Marques para Unidades de Conservação


A Sedam por meio das Coordenadorias de Educação Ambiental e de Unidades de Conservação- CUC em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental-BPA e apoio do Escritório regional da Sedam de Costa Marques, do Parque Estadual Serra dos Reis e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia, realizou nesta semana atividades de educação ambiental nas escolas municipais do município de Costa Marques. As ações foram motivadas pelas tratativas dos gestores do Parque Serra dos Reis em reunião com o Conselho da Unidade de conservação. Criado pelo Decreto de nº 7027 de 08 de agosto de 1995, o Parque Estadual Serra dos Reis está localizado no Município de Costa Marques no Estado de Rondônia. O atendimento nas escolas segue conforme cronograma traçado juntamente com a Secretária Municipal de Educação de Cultura – SEMEC, Viviane e com a Coordenadora Pedagógica, Lucinha. O projeto visa atender as escolas do município situadas no entorno da Parque, orientando os alunos a respeito dos cuidados com o meio ambiente, do uso dos recursos naturais com base na sustentabilidade, e sobretudo explicando o que é uma Unidade de Conservação, qual é o seu objetivo e porque precisamos preserva-la.

O projeto contará ainda com a visita dos alunos em uma trilha ecológica dentro do parque. A trilha está sendo preparada para receber os alunos pela equipe da Sedam e do BPA composta por dois engenheiros agrônomos, um engenheiro florestal e um gestor ambiental que fizeram o reconhecimento das essências florestais existentes ao longo da trilha para posterior identificação com placas descrevendo o nome popular, o nome cientifico e algumas curiosidades ou utilidade das árvores.

A trilha e uma forma didática de trabalhar consciência ambiental envolvendo o aluno, utilizando os elementos da natureza para sensibilizara-los, buscando desenvolver a percepção ambiental, identidade e o sentimento de pertencimento dos estudantes. As ações de educação ambiental são consideradas de essencial importância para o secretário da Sedam Elias Rezende, que considera a prevenção o melhor caminho para alcançar maior efetividade na preservação do meio ambiente.

Texto: Juliana Pires e Fábio França

Fotos: Acervo CEAM


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg