Águas de Pimenta Bueno promove capacitação técnica para elaboração do Plano Municipal de Saneamento
Saúde e desenvolvimento, 92% dos moradores tem acesso à água potável
Trabalhando na promoção do saneamento básico em Pimenta Bueno, a equipe técnica do Projeto Saber Viver, que executam a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB, na manhã da última sexta-feira (19.07), participaram de uma capacitação técnica operacional nas instalações da concessionária Águas de Pimenta Bueno, empresa responsável pelos sistemas de água e esgoto do município.
O Projeto Saber Viver é desenvolvido por meio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), e busca capacitar os membros dos comitês de coordenação e execução do PMSB, bem como elaboração de instrumentos de acompanhamento e avaliação em 19 municípios do Estado.
Nesta etapa de levantamento de dados, a participação da concessionária foi fundamental, pois os membros do comitê receberam orientações especificas sobre a cobertura de rede de água tratada, o funcionamento dos sistemas de distribuição, tratamento e captação, além do esgotamento sanitário.
Durante a capacitação que foi orientada pela coordenadora da concessionária, Priscila Sonda e supervisor de serviços, Leandro Santos, os participantes compreenderam melhor sobre os serviços do dia - dia que são executados pela empresa, etapas que compõe o tratamento da água, adição de cloro e flúor, metas e programas de responsabilidade socioambientais.
O engenheiro ambiental do IFRO, Fábio Pazini, conta que foi uma manhã de grandes aprendizagens, sabendo que existem empresas preocupadas com o acesso a água tratada, saúde e meio ambiente. “Os investimentos realizados pela Águas de Pimenta melhoraram a qualidade da água, a implantação de uma estação de tratamento compacta ampliou a vazão de tratamento, setorização das redes de distribuição diminuiu as perdas, instalações de booster têm levado mais água e outros inúmeros pontos positivos que estão ajudando a cidade, vimos e entendemos na prática como isso está acontecendo”, pontou.
Ainda segundo Pazini, outra questão positiva é a melhoria realizada na Estação de Tratamento de Esgoto, que colhe e trata o esgoto dos bairros BHN I e II. “Antes era um by pass, o esgoto coletado passava direto pela manilha de água fluvial, agora são tratados por tanques sépticos em séries. Isso é responsabilidade ambiental e saúde pública. Percebemos a integralização dos serviços”, finalizou.
“A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico está caminhando, com o apoio da concessionária acreditamos em um desenvolvimento promissor, onde a água potável e o esgoto tratado farão parte do dia-dia da população”, contou o secretário de planejamento do município de Chupinguaia, Magno Jesus dos Santos.
Para mais informações sobre ações e projetos desenvolvidos pela Águas de Pimenta Bueno, acesse www.aegeamt.com.br