Deputado estadual mais votado na eleição do ano passado viveu na miséria e hoje é o político mais in
O paulistano José Eurípedes Clemente adotou o apelido de Lebrão (PTN) como nome parlamentar.
Ele nasceu em 10 de março de 1955 e passou por muitas dificuldades na cidade de São Paulo. Ganhou o apelido quando era catador de papel, dos 9 aos 13 anos de idade. Muitas vezes ele recolhia frutas e verduras nos lixões do mercado para levar para casa.
A mãe do deputado Lebrão, Maria Clemente, pedia ajuda nas residências e recebia ajuda de entidades filantrópicas. Ele conta que a família chegou a viver em um forno de olaria, sendo que em um dia de chuva o forno desabou. Passaram a viver em uma barraca.
Hoje, o parlamentar conta que não há crise que resista ao trabalho. Assim, as coisas melhoraram. A família começou a produzir horas em terrenos baldios. Em quatro anos, entrou para o ramo comercial. Aos 28 anos Lebrão veio para Rondônia, fixando residência em Cerejeiras no início de 1983. Já estava casado com Neusa Clemente. Ingressou na política como vice-prefeito de Costa Marques em 2004, mas sua atuação se estendia até São Francisco, onde tinha uma serraria.
Sua atuação é forte em toda a região da BR 429 e no Vale do Guaporé. Através de ações parlamentares ele tem levado benefícios aos municípios da localidade. Isso facilitou a eleição de sua filha Gislaine Clemente, popularmente conhecida como “Lebrinha”, como prefeita do Município de São Francisco desde 2012, já no seu segundo mandato. Como já era esperado pelos seus eleitores, Lebrão, hoje no MDB, se consagrou em primeiro lugar na campanha de 2018 com 20.357 votos.
Por ser um político habilidoso, passou a ter o carinho dos eleitores dos 52 municípios de Rondônia, o que fez dele o político mais influente no Estado de Rondônia em razão de sua grande representatividade parlamentar, presente diariamente nos eventos mais importantes do dia a dia da vida parlamentar em favor dos cidadãos deste Estado.
Usuário habitual de camiseta verde (será que ele é palmeirense?), Lebrão usará sua força política na eleição do próximo ano, apoiando candidatos a vereador e prefeito que abraçam seus projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Por Jornalista Ronan Almeida de Araújo