Sustentabilidade e os pequenos negócios
O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) realizou pesquisa em todos os estados brasileiroscom empreendedoresde pequenos negócios. DenominadaEngajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a pesquisa tem por objetivo apresentar apercepção e o nível de adesão de micro (ME) e pequenas empresas(EPP) brasileiras ao conceito de sustentabilidade nos negócios.
Os ODS, por serem uma proposta desenvolvida no âmbito da ONU, formam a melhor métrica para as ações de sustentabilidade de governos, empresas, organizações sociais e pessoas. Os dados coletados dentro dessa métrica tem um padrão de comparabilidade global.
Nos 17 ODSpode-se encontrar uma correlação entre cada um deles e seu correspondente naquilo quese convencionou chamar de Tripé da Sustentabilidade, com o equilíbrio entre os fatoresEconômico, Social e Ambiental.
No Brasil 94,4% de empreendedores em pequenos negócios acreditam que a sustentabilidadeé uma forte alavanca para inovação e novos negócios. Importante destacar que não são apenas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável8, 10 e 12, que estão presentes nos resultados da pesquisa. Existem indicadoresque dialogam com os ODS 1(Erradicação da Pobreza), ODS 3 (Saúde e bem estar), ODS6 (Água e saneamento), ODS 7 (Energia Limpa), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria e Inovação), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo responsável e resíduos), ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas), ODS 14 (Vida sob a Água), ODS 15 (Vida sobre a Terra) e ODS 17 (Parcerias pelas Metas).
Cada um dos ODS representa uma preocupação com o desenvolvimento em um horizonteque vai até 2030. A pesquisa do CSS mostra que os compromissos são fortes nas três vertentesda sustentabilidade, com importantes ações em relação à busca por redução de consumo deenergia, que impacta positivamente questões de mudanças climáticas, fortalecimento de cadeiasde valor em suas comunidades, evidenciando um forte comprometimento com a sociedade onde a empresa atua, e a gestão adequada de seus resíduos industriais e de consumo, o quedemonstra um compromisso com a redução de seus impactos sobre o meio ambiente.Cadauma das questões da pesquisa realizada pelo CSS está sendo apresentada com o ícone de seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável correspondente, de forma a facilitar a compreensãoda abrangência do engajamento dos pequenos negócios em cada um dos setores pesquisados.
Os resultados apontam uma mudança significativa no cenário, demonstrando um crescenteengajamento das micro e pequenas empresas em Sustentabilidade e aos ODS. Ao avaliá-lostorna-se evidente o dinamismo deste segmento, que move e gera riqueza, empregos e renda
em todo o território nacional (ODS 8 e 12).Alguns resultados que permitem esta constatação:
• 93% estão comprometidos com a sustentabilidade;
• 93% contratam mão de obra local;
• 85% apoiam a comunidade local;
• 80% dão preferência a fornecedores locais.
De acordo com os principais resultados das empresas pesquisadas:
Sustentabilidade
63% consideram sustentabilidade muito importante para as empresas.
54% aplicaram ações sustentáveis de maneira isolada, esporádica e sem planejamento.
Uso eficiente de energia
88% já implantaram alguma ação de eficiência energética.
Uso eficiente da água
60% já adotaram práticas para economia de água.
48% adotam como principalprática - vasos acoplados com descarga de duplo acionamento.
Gerenciamento de resíduos sólidos
81%já adotaram iniciativas de gerenciamento de resíduos.
Desenvolvimento social
93% contratam mão de obra local
85% apoiam comunidade local
Política de compras
42% buscam materiais mais sustentáveis e compram apenas se eles não afetarem negativamente os custos da empresa
Comprometimento
93% sentem-se comprometidos aos objetivos da sustentabilidade.
67% adotam práticas sustentáveis para buscar a justiça social e a preservação do meio ambiente
Oportunidades
91% consideram que a sustentabilidade gera oportunidades para novos modelos negócios
METODOLOGIA
• Método: pesquisa quantitativa
• Amostragem: Aleatória Estratificada
• Técnica: entrevistas estruturadas (questionário)
• Ferramenta utilizada: telefone
• Universo: 15.380
• Amostra: 1.887
• Características do público: micro e pequenas empresas cadastradas no Sebrae
• Período de realização das entrevistas: 24/11/2017 a 15/12/2017
• Tratamento dos dados: Limesurvey e MS Excel.
• Erro amostral: 3%
• Nível de confiança: 95%
As análises setoriais apresentam cenários, que podem ser úteis para aprofundar oconhecimento sobre os setores integrantes da pesquisa: Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços.
Para saber mais sobre os ODS e sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, visite o site: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/