Professor do IFRO Cacoal é destaque em Toronto, Canadá
O professor-pesquisador, músico, escritor e poeta, Sérgio Nunes de Jesus, mais conhecido entre seus alunos como “Canibal”, recentemente foi convidado para ser professor visitante no Departament of Languages, Literature & Linguistics (Faculty of Liberal Arts & Professional Studies) pela York University, em Toronto, Canadá.
Na oportunidade, o professor Sérgio Nunes aproveitou o ensejo para fazer a capacitação (qüinqüênio) ofertada pelo IFRO após cinco anos de labor, no curso de “Camões and Fernando Pessoa” pela mesma instituição.
Como se não bastasse à carga com essas atividades, o professor ainda reserva tempo para ministrar conferências e oficinas na área de linguagem além do departamento de Línguas os de Humanidades e Antropologia.
No dia 14 de janeiro 2019, ministrou a conferência “Cultural Talk”, no Victor Phillip Dahdaleh Building para uma clientela de estudantes canadianos, americanos, paquistaneses, angolanos e portugueses – onde abordou ‘a importância da língua(gem) como processo comunicativo e evolução social’.
O professor Sérgio Nunes também foi convidado pelo Consulado Brasileiro em Toronto para ministrar palestras em escolas canadianas e levar um pouco dessa experiência realizada no Projeto do Simpósio PDA que durante quatro anos atendeu uma média de 12.000 estudantes desde a educação fundamental ao ensino superior em Cacoal e regiões circunvizinhas.
Nessa próxima terça-feira, 26 de fevereiro 2019, o ‘multi-pesquisador’ ministrará uma oficina intitulada: ‘Cordel – folk art’ – onde será explanado o valor da arte folclórica do Cordel a partir das suas raízes nos idos medievais até a valorização brasileira no nordeste. Bom, com isso dá para imaginar que o nosso conterrâneo está mostrando como se faz ciência e, ao mesmo tempo, cultura brasileira para ‘gringo aprender’.
O professor Sérgio Nunes de Jesus é licenciado em Letras, mestre em linguística, Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Educação. Consultor científico na Paco Editorial e CRV. Assessor científico da SBPC. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese – AOTP. Do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono - MIL/Portugal. Membro Fundador da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC-RO. Membro da Associação Cacoalense de Imprensa/ACI-RO. Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação, Povos e Comunidades Tradicionais. Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO - Portaria 89, de 22 de Janeiro de 2016 - MTPS).
Parabenizamos ao professor Sérgio Nunes, o Canibal pela garra e perseverança de sempre!