PRODUTORES DO CONE SUL RECEBEM CALCÁRIO PARA CORREÇÃO DE SOLOS EM PASTAGENS
Transporte do calcário é custeado pelo Fundo Proleite
Com recursos do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Fundo Proleite), o governo de Rondônia está incentivando produtores de todo o Estado para recuperação de áreas degradadas em pastagens com a incorporação de calcário.
O transporte do calcário para as propriedades está sendo feito por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). A compra do produto, que tem preço acessível, é feita pelos próprios produtores e o transporte, que eleva o custo, está sendo subsidiado com recursos do Proleite.
Nesta semana foram atendidos os produtores – Aldacir Francisco Sganzerla e Douglas Sganzerla – do Setor Perobal, em Vilhena, que receberam cada um 32 toneladas do produto. Outros dois carregamentos estão sendo realizados para atender os produtores Orivaldo Pereira de Souza e Hildebrando da Silva, com 35 toneladas cada um, ambos daquele município.
Essa etapa do programa envolve a entrega de calcário para 142 produtores, dos quais já foram atendidos 49, nos municípios de Corumbiara, Cacoal, Urupá, Mirante da Serra, Alto Alegre, São Francisco, Seringueiras e Ouro Preto, num total de 4.077 toneladas.
De acordo com o secretário Evandro Padovani (Seagri), já está em andamento uma nova Ata de preços para o transporte de calcário, para atender diretamente a mais 250 produtores de leite.
Fonte: Texto: Mirian Franco Fotos: Seagri