Plano de contingência é discutido em Pimenta Bueno Autoridades e membros das Defesa Civil, participa
A prefeitura de Pimenta Bueno (RO), juntamente com a Defesa Civil e ainda, integrantes das forças de segurança Polícia Militar, representada pelo TEN PM João Batista, Corpo de Bombeiros Militar, representado pelo CB BM Odair Matos, SEMOSP (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) Amaury Carlos, SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Turismo) Cláudio Rocha, setor de saúde representado por Milvane Stre, educação municipal representado por Marcilene Rodrigues, além de membros da Defesa Civil, Alcimar Santos, Célio Venturini, Sidnei Correia, Geraldo Rodrigues e o prefeito Sóstenes Silva (PP), acompanhado do chefe de gabinete Elias, discutiram a primeira etapa do plano de contingência, que vai ser aplicado no caso de enchente.
Pimenta Bueno tem histórico de enchentes todos os anos, pois, é circulada por rios com volume expressivo de água. O prefeito Sóstenes Silva destacou a atuação da Defesa Civil e órgão de segurança, que tem acompanhado o nível das aguas dos Rios Apediá (Pimenta Bueno) e Barão do Melgaço, diariamente.
Atualmente o município tem em torno de 600 residências em áreas de risco no bairro Jardim das Oliveiras, o mais afetado. São pelo menos 2.400 pessoas nestas áreas, correndo risco de ficarem desabrigadas.
No bairro Alvorada o número de famílias é maior, mas a incidência de desabrigados é menor. São pelo menos 3.400 famílias nas áreas de risco, por isso, o prefeito interino Sóstenes Silva, juntamente com órgãos de segurança e Defesa Civil, estão imbuídos de atuar para evitar de maneira precoce, que estas famílias sofram com a subida das águas, mesmo que de maneira súbita.
Uma segunda reunião irá acontecer na próxima sexta-feira (7/12), na sala de reuniões do gabinete da administração. A expectativa é que o plano de contingência seja definido.