Produtores de Querência do Norte participam de curso durante toda a semana oferecido pela prefeitura


Participaram o Governo do Estado, SEMAP, SEAGRI, EMATER, IDARON, DETRAN, SEMOSP e Câmara Municipal de Vereadores.

A Prefeitura do Município de Primavera de Rondônia (RO), em parceria com o SENAR, Câmara Municipal de vereadores e órgãos do Governo do Estado, realizou durante toda a semana passada, um curso capacitando cerca de 20 produtores rurais, sobre o plantio, cultivo, colheita e comercialização, da banana. A cultura bastante rentável e tem um mercado amplo e garantido, com comercialização em todo o país.

Foram ministrados ainda, por integrantes da Emater/RO palestras a respeito do combate as pragas em diversas outras culturas, além da banana. Uma das palestras, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Betinho da Emater de Primavera de Rondônia.

Betinho da Emater e o agricultor pioneiro no distrito de Querência do Norte

Betinho falou a respeito da sua participação no curso de capacitação da Prefeitura de Primavera de Rondônia em parceria com SENAR para os agricultores de Querência do Norte. Ele elogiou muito a atitude da administração. Ouça abaixo:

Secretária de Agricultura Rosana, Betinho da Emater e Cristiane Codeço

Cristiane Codeço, que é bióloga da Emater, também falou a respeito da utilização dos recursos hídricos, orientando os produtores rurais a legalizar a forma como usam os recursos naturais dentro das suas propriedades.

Lilian Lobo que ministrou a palestra tanto na prática quanto teórica, destacou o empenho da prefeitura através do administrador do município Eduardo Bertoletti (MDB), que de acordo com ela, está sempre trazendo cursos e capacitações aos produtores da região.

Lilian Lobo do SENAR que ministrou durante toda a semana o curso

Ela denominou ou município como, ‘diferente’, pois, a recepção é maravilhosa e os produtores realmente buscam aprender durante as ministrações, participando intensamente.

O prefeito Eduardo Bertoletti (MDB), disse que a parceria com SENAR tem possibilitado trazer para o município de Primavera de Rondonia, conhecimento, capacitação e empreendimento, dos recursos que o produtor tem a sua disposição nas suas propriedades.

Conforme Eduardo Bertoletti, foram distribuídas também 20 mil mudas de banana da espécie Princesa, com alto valor comercial e que vai melhorar a renda e a qualidade de vida de todos os produtores que participaram dos cursos.

Prefeito Eduardo Bertoletti

Estiveram presentes no encerramento do curso, diversas autoridades como o vice-prefeito Ronilton Vieira (PP), vereadores Professor Fábio (MDB) e Natan do Ônibus (SD), Zé Bedeu (MDB), além de funcionários e secretários da Administração Municipal, produtores que participaram e suas famílias, que ao final do evento, puderam degustar um almoço regado a churrasco oferecido pelos organizadores.

A secretária de Agricultura Rosana Aparecida dos Santos, agradeceu o empenho de todos os participantes e lembrou que, muito em breve novos cursos e mais capacitações estarão à disposição dos Produtores Rurais de Primavera de Rondônia.

Por Minuto Rondônia


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg