Aeroporto de Cacoal terá instrumento de voo e cancelamento fará parte do passado
Mais uma vitória do mandato do deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO). Com recursos na ordem de R$ 2 milhões de reais estão sendo instalados os equipamentos de voos das duas cabeceiras do aeroporto Capital do Café. A medida ajudará a diminuir os cancelamentos de voos. Capixaba, com esta iniciativa, potencializa os voos de Cacoal para o restante do País.
Para atingir a mudança de categoria, no aeroporto estão sendo instalados o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação), a Estação Meteorológica (EMS); e Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Trafego Aéreo (EPTA). Será feita a instalação de um sistema de indicador de rampa que deve facilitar o trabalho de pouso das aeronaves.
O aeroporto contará com duas estações: uma prestadora de tráfego aéreo, que enviará informações aos aero navegantes; e outra meteorológica para informar as condições climáticas do município.
Benefícios
Os cancelamentos acontecem, normalmente, por condições adversas de clima, como chuva, neblina e fumaça. Os equipamentos minimizam os cancelamentos de voos e proporciona segurança aos pilotos e passageiros. O aeroporto de Cacoal recebe um voo diário com jato que tem a capacidade para 119 passageiros.
O aeroporto Capital do Café foi o único construído no interior do País nos últimos 30 anos, tamanha as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes como a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil e a SAC, Secretaria de Aviação Civil. Foram investidos aproximadamente 25 milhões de reais na construção desta grande obra para população de Rondônia. Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
Capixaba disse que o seu maior objetivo é proporcionar voos noturnos, porque esses equipamentos dão condições para isso, mesmo que esteja chovendo na área de pouso.
Paulo Henrique Silva