Pássaros da fauna silvestre são apreendidos por guarnição do BPA em Pimenta Bueno

Foram 16 pássaros da fauna silvestre apreendidos em cativeiro na cidade de Pimenta Bueno, por policiais militares da Polícia Militar Ambiental, lotados em Alta Floresta do Oeste. A apreensão ocorreu em uma residência, no município de Pimenta Bueno, durante à tarde da última terça-feira (22). Os pássaros apreendidos são da espécie Canário da Terra, que estavam sem a licença do órgão ambiental competente.
O proprietário foi multado pela Polícia Militar por infração ambiental. Após a apreensão todas as aves passaram por exames veterinários, o que constatou a aptidão para reintrodução na natureza e, em seguida, foram soltas para continuarem o ciclo de vida em seu habitat natural. As gaiolas foram apreendidas e posteriormente destruídas.
A Polícia Militar Ambiental lembra que a caça e a posse ilegal de animais silvestres em cativeiro são proibidas pelo artigo 29 da lei 9605/98 em todo território nacional, com uma pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa que varia de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por animal silvestre em situação de cativeiro sem autorização ambiental.
Continua após a Publicidade
Qualquer denúncia, mesmo que de forma anônima pode ser feita à Polícia Militar Ambiental de Alta Floresta do Oeste, através do telefone: (69) 3641- 3821.
Fonte: secomciarolim – Soldado PM Pereira – Jornalista Lenilson Guedes