Após ter que deixar a vida no campo, aposentado ajuda a criar horta nos fundos de UBS em Ariquemes,


Dalvino Antônio da Silva precisou se mudar para a cidade após recomendação médica. Ao visitar UBS no Setor Jardim Alvorada, Dalvino viu a área sem utilização e sugeriu o plantio.

Oque poderia ser uma notícia triste, o destino trouxe o sentimento de fazer aquilo que gosta. Essa é a história do agricultor aposentado, Dalvino Antônio da Silva, que precisou largar o sítio em que morava para morar na área urbana de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

Ele acabou conseguindo a oportunidade de criar uma horta nos fundos de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município após ir realizar uma consulta médica na unidade.

Sempre morando na Zona Rural, Dalvino explica que precisou deixar o sítio para morar na cidade após uma recomendação médica e com o seu estilo inquieto de ser acabou descobrindo um espaço apropriado para se fazer uma horta na UBS do Jardim Alvorada.

“Eu sempre morei no sítio, mas por conta da saúde, o médico me proibiu de fazer alguns trabalhos pesados, aí fui obrigado a vir para a cidade. Só que a gente ficar semanas e semanas parado, acabo ficando agoniado. Certo dia vim fazer uma consulta aqui e vi a diretora do posto mexendo em umas plantas e vi o espaço sem ser utilizado e então perguntei se o terreno pertencia a alguém, mas ela disse que era do postinho e que precisava fazer uma limpeza para tirar o matagal”, comenta.

Dalvino e outros pacientes da UBS receberam curso para cultivo de hortas (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

O aposentado então, sugeriu que poderia plantar algumas ramas de mandioca, verduras e legumes no local que poderiam ser usadas pela própria UBS.

“Falei que seria preciso só uma assistência deles, pois nas horas vagas eu faria o que eu pudesse. Aí ela pediu um prazo de cinco dias, mas antes disso, ela pediu para me chamar e deu a notícia que eu poderia cuidar desse espaço. Aí peguei e comecei a fazer a limpeza nas minhas horas vagas e eles ficaram até espantados de ver o resultado”

A médica da unidade, Laenne Valentim comentou que após a ideia de fazer a horta, eles foram até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), onde conseguiram as madeiras para cercar o local, mas eles acabaram oferecendo uma oportunidade aos pacientes da UBS.

“A gente tinha esse espaço nos fundos do posto e era um matagal aqui, então para aproveitar o local a gente pensou em plantar alguma coisa, a ideia inicial era só plantar só a mandioca para diminuir a quantidade de mato. Como tinha uma parte que era aberta, nós fomos atrás da madeira para cercar e nos deram a ideia de oferecer um curso de horta aos pacientes da unidade”, comentou a médica.

Apoesentado ajuda a criar horta em UBS de Ariquemes (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Após a criação da horta, os pacientes da UBS começaram a receber o curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e receberam aulas sobre as técnicas de adubação, manter o cultivo em casa e deixar as plantas livres de pragas.

“A gente conseguiu trazer esse curso a comunidade e isso beneficiará todos eles com as técnicas de melhor aproveitamento das áreas. A ideia é levar o cultivo de uma horta para cada residência, trazer uma alimentação mais saudável para cada família. São técnicas simples e que geram uma boa produtividade, o que faz com que os moradores economizem quando não for preciso mais ir comprar os produtos”, destaca o agronômo da Sema, Acir Braido.

Com os produtos colhidos na horta, a UBS ajuda a sugerir uma alimentação saudável aos moradores do bairro e ainda são utilizados em receitas feitas unidade a serem oferecidas nos eventos à comunidade.

Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari


                                                     Notícia Em Destaque                                                     

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

121192447_2812561702348776_7365130888151
56422362_2285627121709462_41902581880518
ARTE ANUNCIO.jpg
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg