Projeto de Lei de autoria do Vereador Alisson Ferreira é aprovado por unanimidade


Artesões de Rolim de Moura terão local destinado à exposição de suas artes

Projeto de Lei n 001/2018, de autoria do Vereador Alisson Ferreira – PSDB, e que “Institui Feira do Artesão no Município de Rolim de Moura e dá outras providência”, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na Sessão Ordinária desta segunda feira, dia 19 de março, por coincidência o dia dedicado a São José e ao Artesão.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz. Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão. Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C

O Projeto aprovado institui a feira do artesão no município e, será realizada na Praça Durvalino de Oliveira, em frente à Igreja Matriz, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e terá como finalidade a divulgação e a comercialização de artes e artesanatos, bem como de manifestações culturais materializadas nas suas mais diversas formas. A Feira funcionará no 2º (segundo) sábado de cada mês, com início às 09h00min. O Projeto obriga ainda que em caso de uso do espaço destinado aos artesões (Praça Durvalino de Oliveira) para quaisquer outras atividades, os artesões deverão ser comunicados com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência.

Além dos Vereadores presentes à Sessão, com a falta justificada apenas da Vereadora Laudeci Menezes, estiveram presentes ainda vários artesões da cidade. “Quero agradecer aos demais pares que nos acompanharam e aprovaram esse projeto, que entendo ser de suma importância para a classe, haja vista, que até o momento não tinham oficialmente um local apropriado para que pudessem mostrar e comercializar suas artes, mesmo sendo reconhecidos em todo Estado e até em outros locais da União, mas que a partir de agora se tornaram ainda mais conhecidos na própria origem”. Disse o Vereador Alisson Ferreira – PSDB, ao agradecer a aprovação do projeto.


                                                     Notícia Em Destaque                                                     

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

121192447_2812561702348776_7365130888151
56422362_2285627121709462_41902581880518
ARTE ANUNCIO.jpg
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg