Diveduc trabalha tema para o ‘Maio Amarelo’
- jornal 100 limite
- 26 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Ji-Paraná terá representante no Observatório Nacional de Segurança Viária.

Marta Luna, represente do Poder Público no Observatório Nacional de Segurança Viária (Foto: J. Nogueira/Diário da Amazônia)
A Divisão de Educação de Trânsito (Diveduc) de Ji-Paraná já começou, desde janeiro, a trabalhar o tema do Movimento Maio Amarelo, realizado em todos os Estados brasileiros. O movimento tem como objetivo conscientizar a população de todos os municípios para a importância da diminuição dos acidentes de trânsito, salvando vidas e evitando sequelas. O tema a ser debatido será: “Nós Somos o Trânsito”. Este ano, uma das novidades é que Rondônia terá duas representantes na instituição, não governamental, Observatório Nacional de Segurança Viária, Marli Silva de Porto Velho representando a sociedade, e Marta Luna de Ji-Paraná, o Poder Público.
De acordo com a educadora da Diveduc, Marta Luna a pensar do ponto alto dos trabalhos serem mais acentuados no mês de maio, as ações da divisão são realizadas durantes os 12 meses do ano, com palestras, blitze educativas em parceria com as polícias, militar e rodoviária, Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), órgãos públicos de particulares. “Temos muitas ações educativas, e acreditamos em um resultado mais que positivo”.
Sob a coordenação da educadora Ivete Alves, a Diveduc alcançou no ano passado mais de 14 mil pessoas, em 37 ações realizadas, sem citar a participação em programas de rádio e televisão, somente em Ji-Paraná, estando este número entre os maiores do Estado. Durante as ações, foram visitas escolas, empresas, igrejas e dezenas de entidades através de blitz e pit stop nas ruas e avenidas.
Temática
Ainda segundo Marta Luna, representante do Poder Público no Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição não governamental, o tema deste ano “Nós Somos o Trânsito” foi proposto ao Departamento Nacional de Trânsito (Dentran) e levado para ser debatido pela Associação Nacional de Detrans, sendo aprovado, e posteriormente, publicado no Diário Oficial.
Paralelamente ao trabalho de divulgação do tema do Movimento, Marta Luna lembrou que a Diveduc já realizou este ano as ações denominadas Férias com Segurança, Carnaval Seguro e Volta às Aulas que ainda está em vigor. “Estaremos agindo na operação Semana Santa, sempre em um trabalho conjunto com os nossos parceiros”, diz.
Por J. NogueiraDIÁRIO DA AMAZÔNIA












































Comentários