Apresentado Plano para atrair empresários a Rondônia


Fiero se une ao governo na elaboração de estudo baseado em 6 eixos estratégicos.

Atrair empresários e investidores para Rondônia, de modo a somar esforços na busca do desenvolvimento, com ganhos para todos. Essa é a proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado de Rondônia, que foi apresentado a lideranças políticas, empresários e à imprensa, no salão de convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). O documento elaborado pela Federação em parceria com o governo Estadual e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), objetiva aumentar a competitividade econômica e o desenvolvimento das indústrias no Estado, com base em seis eixos: micrologística de transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicação e tecnologia da informação, capacitação de capital humano e segurança hídrica.

De acordo com o governador Confúcio Moura (MDB), o plano é um diagnóstico que vai subsidiar os rumos do Estado para o crescimento industrial. “Com ele vamos atrair o empresário inteligente porque o plano é um artifício para tornar real o crescimento do parque industrial de Rondônia”, explicou.

O governador pontuou ainda que entre as estratégias para atrair grandes indústrias estão investimentos para melhorar as condições de trafegabilidade. “Hoje, com mais de duas mil carretas circulando pelo nosso Estado, é impossível manter uma estrada boa, então as rodovias precisam ser duplicadas. A hidrovia Porto Velho-Manaus é essencial, mas o rio tem que ficar navegável o ano inteiro. Além disso, uma ferrovia é indispensável para Rondônia”, disse.

Uma inovação para o desenvolvimento do estado

Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o plano é um marco para o desenvolvimento do Estado e vai oferecer informação estruturada ao empresário local e àqueles que enxergam Rondônia como potencial polo de investimento. “Precisamos estar preparados para atender a estas demandas, que perpassam a capacitação de pessoal. Para isso, o Senai está preparado”, garantiu, adiantando que “temos certeza que isto é inovador, e Rondônia sai na frente”.

Por sua importância para o Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, mesmo partido de Confúcio Moura, sugiriu que o plano seja apresentado na Casa de Leis para se tornar lei, após ser apreciado e votado pelos parlamentares, tornando-se um instrumento de orientação aos governantes. Diretor da empresa Macrologística Consultores, Olivier Girard, responsável pela coordenação da pesquisa, apresentou resumo do plano de desenvolvimento.

Segundo ele, o objetivo é consolidar eixos integrados de desenvolvimento do Estado de Rondônia, integrando física e economicamente o Estado através da identificação e seleção de todos os eixos que favoreçam a inserção de Rondônia nas economias regional, nacional e mundial, criando instrumentos adequados para orientar o fortalecimento e a modernização da infraestrutura estadual com a participação da iniciativa privada.

Participaram também do ato, o vice-governador Daniel Pereira (PSB); o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, mesmo partido; o presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, entre outras autoridades políticas e empresariais.

Por Ana Kézia GomesDIÁRIO DA AMAZÔNIA


                                                     Notícia Em Destaque                                                     

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

121192447_2812561702348776_7365130888151
56422362_2285627121709462_41902581880518
ARTE ANUNCIO.jpg
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg