Farmácia de Rolim com medicamentos vencidos


Vistoria foi realizada na última semana pelo Conselho Regional de Farmácia.

Medicamentos vencidos e em más condições de armazenamento foram fragrados pela equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), na última semana, no Hospital Municipal Amélio João da Silva e no Almoxarifado Central do município de Rolim de Moura. De acordo com o supervisor de Fiscalização do CRF-RO, Paulo Sá Barros, os medicamentos vencidos no hospital foram encontrados na farmácia, na sala de urgência e emergência e no carro de emergência, além de medicamentos de controle especial vencidos e armazenados em descumprimento à legislação que regulamenta o setor (Portaria 344/98).

No almoxarifado de medicamentos do município os fiscais encontraram medicamentos e produtos com data de validade expirada desde setembro do ano passado. As condições de armazenamento de soros também estão fora do padrão mínimo recomendado pelo fabricante.

Paulo explicou que no Laboratório de Análises Clínicas do hospital foi constatada a falta de documentos de regularização, sem responsável técnico (farmacêutico) legalmente habilitado e em condições sanitárias impróprias para o desenvolvimento das atividades.

Entre as irregularidades apontadas está também a falta de farmacêuticos, que têm presença obrigatória em farmácias conforme as leis federais 3.820/1960, art. 24; 5.991/73, art.15, par. 1º; e a 13.021/14, art. 5º.

Ainda segundo o fiscal, as verificações fazem parte de uma série de inspeções que serão realizadas em todos os municípios rondonienses. O relatório será encaminhado aos órgãos competentes, inclusive ao Ministério Público, para providências cabíveis. “Onde há medicamento tem que ter um profissional farmacêutico. A atuação desse profissional contribui para evitar desperdícios com medicamentos, erros de dispensação, que é função privativa do farmacêutico; automedicação e interação medicamentosa, que podem causar danos irreparáveis ao ser humano”, observou Paulo Sá. (Da Assessoria)

http://www.diariodaamazonia.com.br


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
serra dourada.gif
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque