CNH digital é lançada em Rondônia


No lançamento, o governador Confúcio Moura destacou a gestão do Detran-RO.

Rondônia é o quarto estado brasileiro a lançar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. O lançamento foi feito na manhã de ontem em cerimônia no Palácio Rio Madeira. Na oportunidade, o governador Confúcio Moura destacou que, por trás da digitalização, modernidade e rapidez no atendimento, existe o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito. “O problema são as mortes, tendo em vista que por ano 40 mil brasileiros morrem envolvidos em acidentes, sendo importante garantir segurança”, disse.

Confúcio Moura fez elogios à equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), liderada pelo diretor-geral José de Albuquerque, observando o quanto a autarquia mudou para beneficiar os usuários. De acordo com o governador, os investimentos feitos nas áreas de capacitação de servidores, tecnologia e forma de gestão foram fundamentais para oferecer benefícios, dentre os quais a agilidade na emissão das CNHs, que agora podem ser recebidas em casa pelo usuário.

O governador destacou a gestão administrativa do Detran pela transparência, observando que a autarquia é exemplo do Governo na segurança dos serviços. “Não tivemos escândalo e as poucas denúncias que surgiram os casos foram apurados e os culpados devidamente punidos”, disse.

Por seu lado o vice-governador Daniel Pereira garante que os motivos para comemorar e agradecer são inúmeros, mencionando que essa ferramenta digital veio para evitar fraudes. “É importante construir um modelo de Estado que seja rigoroso com todos aqueles que colocam em risco a segurança da população e a tranquilidade do cidadão de bem”, explicou o vice-governador.

Albuquerque destaca os avanços

Ao entregar a CNH-e pessoal do governador Confúcio Moura, o diretor-geral José de Albuquerque deixou evidente que o Detran-RO tem caminhado para fornecer aos usuários qualidade, praticidade e rapidez no atendimento. “A implantação da CNH digital é um passo a mais que o Detran avança na área tecnológica que é disponibilizada à população”, acentuou. Para fazer uso do aplicativo o condutor precisa ter a nova carteira de habilitação que começou a ser emitida em maio de 2017 com o QR-Code no verso. “O aplicativo chama-se CNH Digital e após baixá-lo o usuário entra no site do Detran, segue o passo a passo, realiza seu cadastro e gratuitamente já pode usar a carteira eletrônica”, orientou o diretor de habilitação do Detran-RO, Acássio Figueira. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transportes, Carlos Henrique da Costa, a CNH digital vem para melhorar a fiscalização, coibir as infrações e erros, contribuindo para tornar o trânsito em Rondônia mais seguro.

Novos projetos anunciados

Outro destaque da cerimônia foi o anúncio dos próximos projetos de modernização do Estado, como a identidade digital e a apresentação da rede de 320 quilômetros de fibra óptica disponível nos eixos das principais ruas de Porto Velho.

“Disponibilizada e paga pelo Estado essa rede de fibra pode ser usada em câmeras de segurança, semáforos e sistema de detecção de inadimplência”, disse o governador Confúcio Moura. Na área do trânsito os próximos projetos ficam por conta da criação das pistas de testes e mini-cidades de trânsito. “Essa pista de teste trará conforto e comodidade para os usuários que vão tirar a primeira habilitação porque não vão mais treinar nas ruas. Também faremos um trabalho com as crianças com o projeto da mini-cidade de trânsito e nela disponibilizaremos agentes e policiais de trânsito que estarão formando mini agentes de trânsito”, explicou Acássio Figueira, diretor de habilitação do Detran-RO.

Por Ana Kézia GomesDIÁRIO DA AMAZÔNIA


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
serra dourada.gif
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque