Prefeitura e órgãos do governo prestam atendimento à produtores em Querência do Norte


Os produtores de Querência do Norte, distrito distante em torno de 25 km de Primavera de Rondônia, estão recebendo atendimento da SEDAM, Emater, Prefeitura e SEMAP (Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Agropecuária), que possibilitam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o cadastramento e recadastramento da Nota do Produtor Rural Eletrônica. O atendimento é só para esta quarta-feira (25/10).

Uma palestra ministrada pelo agrônomo da Emater/RO no município de Primavera de RO, Betinho foi oferecida nesta manhã a fim de ajudar os produtores rurais a entender melhor a variedade de espécies e tipos de café clonal que devem ser plantados em suas propriedades, além do manejo, cultivo e cuidados que devem ser tomados pelos pretensos cafeicultores.

Neste ano, o prefeito Eduardo Bertoletti (PMDB) informou que cerca de 190 mil mudas de café serão distribuídas entre os produtores que estiverem devidamente cadastrados. O vereador Zé Bedeu (PMDB) também esteve na palestra e como cafeicultor que é e fiscal do povo, destacou o evento como prioritário para o produtor rural do município.

Gilberto Fernandes que é técnico da SEDAM e esta com uma equipe trabalhando no local falou da importância do trabalho que vem sendo feito em todos os municípios do estado e aproveitou para alertar o produtor de que o trabalho é com a finalidade de ajudar e não de punir ou onerar.

Danilo Tolentino, que é funcionário publico do município é o responsável pelo cadastramento e recadastramento dos interessados em adquirir e/ou regularizar a Nota Eletrônica do Produtor Rural.

Vale citar que entre os dias 23 até 27 de outubro de 2017, na Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Agropecuária (SEMAP), será oferecido através de atendimento promovido pela SEDAM em parceria com a EMATER/RO todos os serviços supracitados. O procedimento é uma das exigências do novo Código Florestal, informou o prefeito Eduardo Bertoletti (PMDB), que destacou que a prefeitura facilitará atendimento através da SEMAP.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER), em Primavera de RO, que fica em torno de 520 Km de Porto Velho, a maioria das propriedades precisam obter o documento. Entretanto, até o momento, o órgão conta com poucos cadastros realizados e esta é uma oportunidade para que os produtores realizem o cadastramento.

“O CAR é obrigatório e permite mapear as propriedades, obter informações sobre áreas de preservação e o tipo de atividade desenvolvida na terra, além de ajudar o produtor a obter benefícios, pois, sua propriedade estará dentro da legalidade”, afirmou Eduardo Bertoletti.

Como fazer o CAR Os produtores que ainda não fizeram o cadastro devem comparecer entre os dias 23 e 27 de outubro na SEMAP e apresentar, além dos documentos pessoais e da propriedade, um mapa da localização. Informações de como tudo isto poderá angariado, podem ser oferecidas na própria SEMAP que está localizada na Avenida Tancredo Neves, 3763, centro do Município de primavera de Rondônia.

Telefone para contatos: fone (69)3446-1140 ou celular (69) 981312301 Email: semap@primavera.ro.gov.br

As inscrições no CAR devem conter informações acerca da identificação do proprietário ou possuidor da terra e da planta georreferenciada do imóvel, contendo as áreas remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente (APP) e, caso existente, a localização de Reserva Legal, informa o prefeito.

Eduardo Bertoletti também lembrou que haverá o cadastramento e recadastramento da "Nota do Produtor Rural", pois, a partir do mês de outubro a emissão eletrônica desse documento será obrigatória. "O produtor que ainda não tem cadastro poderá fazê-lo durante o atendimento entre 23 e 27 de outubro. Quem tem a Nota do Produtor Rural, precisa se recadastrar para emiti-la de forma eletrônica a partir de outubro. É importante que todos façam a adesão", informou Bertoletti.

"As pessoas interessadas podem procurar a SEMAP nos dias 23 e 24 de outubro aqui em Primavera de RO. Depois no dia 25 de outubro estará em Querência do Norte, nosso distrito que fica em torno de 25 km da sede. Os órgãos voltam a atender em Primavera na SEMAP nos dias 26 e 27 de outubro, finalizando os trabalhos", disse o prefeito.


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
serra dourada.gif
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque