Campus Cacoal certifica 74 alunos através do Pronatec


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou na última sexta-feira (22) cerimônia de certificação para os 74 alunos que concluíram os cursos oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Cacoal e Rolim de Moura. Nesta fase foram oferecidos os cursos de Agricultor Agroflorestal, Assistente de Faturamento, Assistente de Planejamento, Produção e Controle de Produção, Costureiro Industrial, Modelista de Roupas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Eletricista Industrial.

A cerimônia de certificação marcou o encerramento das atividades e ocorreu no Espaço de Convivência da própria unidade. Além dos alunos e convidados especiais, estavam presentes a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Reis e o Coordenador de Integração, Ensino e Sociedade do Instituto, Adonias Soares. Junto a eles, também prestigiaram o evento o Diretor-Geral do campus, Davys Sleman, o Chefe do Departamento de Extensão em Cacoal, Felipe Vasconcelos e o coordenador do Pronatec, Claudemir Barboza.

Denilza Aguiar foi uma das alunas que obteve a certificação, depois de concluir o curso de Assistente de Planejamento, Produção e Controle de Produção. Aos 24 anos ela sonha em construir seu próprio negócio na área estética, motivo que a fez optar por uma capacitação do Pronatec. “Tenho muito essa vontade de empreender, mas sei que para abrir meu próprio negócio é preciso ter muito conhecimento. Nesse contexto, o curso foi muito bom para mim, pois me deu noções de administração e gerenciamento. Encontrei muita relação com aquilo em que eu já trabalho”, comentou.

Coordenador do Pronatec no Campus Cacoal, o professor Claudemir Barboza destacou a relevância de oportunidades como essas para a comunidade e enfatizou a importância dos parceiros no desenvolvimento das atividades. “Tudo aquilo que é relevante não se faz de forma isolada e assim é com as ações do IFRO. Nesta oportunidade, temos muito a agradecer à escola Clodoaldo Nunes de Almeida e à UNIR de Rolim de Moura, por cederem seus espaços para as aulas, além das empresas parceiras como a Zared Modas, que disponibilizou suas máquinas de costura para que os cursos de costureiro industrial e modelista pudessem ter suas práticas”, reforçou.

Por sua vez, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO destacou o papel de transformação que o Instituto oferece através de práticas que oferecem à comunidade externa oportunidades de aperfeiçoamento e crescimento profissional. “O Instituto existe para atender a sociedade como um todo e nossas ações precisam extrapolar o espaço físico dos campi para alcançar qualquer pessoa, oportunizando a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades, por meio do conhecimento que ofertamos”, disse Maria Goreth Reis.


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg