Frei Luciano recebe título de Cidadão do Estado de Rondônia


Proposta foi apresentada pelo deputado Só na Bença pelos relevantes serviços sociais e religiosos prestados ao Estado

O Projeto de Decreto Legislativo nº 124/17, de autoria do deputado Só na Bença (PMDB), foi aprovado e concede o Titulo Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao Sr. Luciano de Souza Santos, Frei de Pimenta Bueno.

Frei Luciano é natural de uma família simples de agricultores de Tangará da Serra (MT), numa gleba conhecida como Água Branca, mudando mais tarde para o distrito São Joaquim, onde teve que começar a trabalhar muito cedo.

Seu pai, doente, não podia prover a família, sobrecarregando ainda mais sua mãe, que cortava cana para sustentar a família. Segundo Luciano, “passaram por grandes dificuldades, muitos dias sem ter o que comer”.

Mesmo assim, a religiosidade sempre foi presente em sua vida, pois a família rezava o terço quase todos os dias. O sonho de ser padre foi sendo adiado, pois as pessoas diziam que “para ser padre era muito caro, e a gente não tinha dinheiro nem para se sustentar direito, imagina pra pagar o estudo” afirma o hoje Frei Luciano.

Foi quando Deus enviou três anjos em sua vida. Carlos Antônio Rodrigues, hoje conhecido como Frei Carlinhos; Deusdete Nunes e Irmã Terezinha que o convidaram a conhecer os Capuchinhos.

Entrou para o Seminário no dia 23 de agosto de 2001 e se consagrou em 14 de maio de 2011, a serviço de Deus que o chamou e escolheu. E no dia 3 de dezembro do mesmo ano se tornou Sacerdote. Desta forma realizou o sonho de criança se encontrando com os sonhos de Deus.

Atualmente, Frei Luciano atua em Pimenta Bueno, mas iniciou o trabalho pastoral na casa Fonte Colombo, em Porto Alegre (RS). Em Pimenta realiza o acompanhamento paroquial e pastoral de 64 comunidades, implantou o Retiro de Jovens, que tem o objetivo de resgatar a vida e a espiritualidade da juventude, tendo dois mil jovens diretamente e indiretamente mais de cinco mil.

Também iniciou o Retiro de Casais com o objetivo de restaurar laços familiares. Cerca de 600 casais já participaram. Juntamente com a paroquial de São Felipe do Oeste revitalizou a Romaria da Bíblia.

Foi um dos criadores do Cristo Dance juntamente com a juventude católica de Pimenta Bueno, que se tornou o maior evento jovem católico do Estado de Rondônia, que tem como objetivo incentivar os jovens a se manterem firmes na fé e ao mesmo tempo longe das drogas. O slogan deste evento é 0% álcool.

Com a pastoral familiar, criou a Missa Sertaneja, na qual busca resgatar o valor das pessoas que moram no campo e ao mesmo tempo valorizar seu trabalho, luta e sonhos.

Com lideranças da sociedade pimentense criou a Semana da Paz. No período dos alagamentos, ajudou a formar equipes para o socorro das famílias que têm suas casas inundadas pelas enchentes e o acolhimento delas no Salão Paroquial.

O Dia Municipal da Juventude Católica, com debate e reflexões sobre temas que envolvem a vida dos jovens em parceria com o Ministério Público e a Polícia Militar também teve sua participação.

Pelos relevantes serviços prestados à população do Estado e sua contribuição social para o crescimento de nosso Estado, toma-se merecedor desta honrosa homenagem que lhe presta a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia a este servo de Deus, declarou Só na Bença.


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
CONVENIO UNIMED.png
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque