Ritual da urtiga será realizado em Centro cultural indígena


Está programado para ser realizado neste sábado (25), no Centro Cultural da Aldeia Paiter Wagôh Pakob, o Penõb Areh Eweh, ritual da colheita do milho, também conhecido como o ritual de urtiga, que celebra a primeira colheita de milho do ano pelos indígenas locais. Segundo os organizadores, o evento será aberto ao público e servirá de intercâmbio entre outros povos indígenas.

A cerimônia será realizada na Terra Indígena Sete de Setembro em Cacoal (RO), cidade distante de Porto Velho cerca de 480 quilômetros. No evento, faz parte do ritual que os índios mais velhos passem folhas de urtigas no rosto e corpo das crianças, seguindo a tradição Paiter Suruí.

De acordo com Gasodá Suruí, um dos organizadores, o Centro Cultural Indígena da Aldeia Wagôh Pakob foi criado em novembro de 2016, tendo como propósito em se tornar um espaço de trocas de ideias e experiências entre os próprios indígenas. Este é um dos eventos promovidos com o objetivo de resgatar e fortalecer as práticas culturais indígenas.

"Este ritual geralmente acontece todo ano na época da colheita de milho, mas faz já faz algum tempo que não é realizado, com isso, organizamos o evento através do centro cultural para resgatar essas praticas tradicionais dos povos Paiter e apresentar aos mais novos e a comunidade em geral", explica.

Ainda segundo Gasodá, o ritual é considerado sagrado e cultural do Povo Paiter Suruí de Rondônia. "É um momento muito importante, onde é celebrado com a bebida da chicha feita da primeira colheita de milho. E antes de beber, os mais velhos (avô, avó, tios, tias e pais) passam folhas de urtigas no rosto e corpo das crianças para que estes sejam bons guerreiros e sirvam a comunidade com saúde e que as doenças fiquem longe delas ou das pessoas", explica.

O evento será realizado no Centro Cultural Paiter Wagôh Pakob, marcado para acontecer das 10h às 16h, na Aldeia Paiter da Linha 9, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro.

  • Fonte: G1/RO


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
anigif.gif
serra dourada.gif
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg
                                                     Notícia Em Destaque