Deputados estaduais prestigiam anúncio de operações no Porto da capital


O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e os deputados estaduais José Lebrão (PMDB) e Léo Moraes (PTB) participaram na tarde de quarta-feira (22), no Porto Organizado de Porto Velho, de uma reunião que marcou o início de uma nova fase no comércio de Rondônia.

Pela primeira vez, o Porto da capital recebeu madeira vinda da vizinha Bolívia, que será exportada. É o primeiro de muitos negócios que devem ser fechados, permitindo que as operações internacionais de comércio ocorram e gerem com isso, mais empregos e renda em Rondônia e custos menores aos exportadores bolivianos.

“Essa nova etapa nos negócios é fruto dos recentes encontros entre governos e empresários rondonienses e bolivianos. O Porto passa a operar com produtos dos vizinhos, com capacidade para expandir ainda mais os negócios”, destacou Maurão.

O governador em exercício, Daniel Pereira (PSB), comandou o encontro que serviu para o registro dessa inovação. “O Porto é alfandegado, tem estrutura e capacidade para operar cargas das mais diversas. Para nós, é uma oportunidade de novos negócios, gerando empregos e renda. Para os bolivianos, é uma forma mais barata de exportar seus produtos”, acrescentou.

O deputado Lebrão afirmou que para levar a madeira para portos no Chile ou Peru, no Oceano Pacífico, é preciso cruzar, em média, dois mil quilômetros de cordilheiras. “Com o limite de peso por carreta, são necessárias duas viagens para preencher um contêiner. Isso tem um custo maior e torna o produto menos competitivo. Pelo Porto da capital, é uma viagem menor e com a possibilidade de transporte de até 60 toneladas, suficiente para um contêiner”, observou.

ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna] Foto: Marisvaldo José


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg