Secretaria de Finanças recebe nova frota de veículos para fiscalização em todo o estado


A Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) conta, agora, com mais 21 novos veículos compactos, que serão utilizados nas atividades de fiscalização. Os veículos foram entregues, nesta terça-feira (31), pelo governador Confúcio Moura, no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte, na avenida Tiradentes, bairro Industrial.

Outras sete camionetas movidas a diesel serão incorporadas à frota nos próximos dias, prosseguindo o processo de renovação que gera economia com manutenção e combustível.

A entrega formal dos veículos serviu, ainda, para que o secretário Vagner Garcia de Freitas enumerasse outras conquistas da Sefin. A crise que afeta as finanças da maioria dos estados não permite investimentos básicos. Em Rondônia, a situação permite gastos com a frota e manter a austeridade.

Cada automóvel custou cerca de R$ 34 mil, dinheiro que veio do Fundo de Desenvolvimento da Administração Tributária – Fundat, da própria Sefin, o último fundo criado no estado. Para Vagner Freitas, a modalidade agiliza o processo de compra sem abrir mão da transparência. O secretário acentuou que outros 20 veículos foram adquiridos para a pasta na gestão atual.

TECNOLOGIA

A situação positiva das finanças do estado passa necessariamente pela Sefin, o que justifica outros investimentos, inclusive na área de informática. Estão sendo adquiridos 200 novos computadores para as unidades da secretaria.

Tudo isto permite ao governo do estado inovar em outros campos. A Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, ganha versão para atender também o produtor rural.

A outra novidade foi apresentada pelo auditor fiscal Felipe Pessoa Cunha. O programa Nota Legal deixa se ser voltado apenas para o contribuinte que faz constar seu CPF no documento.

Agora, utilizando o programa Código QR, disponível nos telefones celulares, é possível transferir a nota para beneficiar entidades sociais. “O retorno vem de outra forma e beneficia quem precisa”, explicou o auditor.

Governador ressaltou a importância do trabalho feito pela Sefin

QUALIDADE

Segundo o governador Confúcio Moura, a entrega de carros é ato de rotina. Ele fez elogios à equipe da Sefin e destacou que não queixas dos empresários contra os auditores e nem funcionários denunciados em irregularidades, como acontecia no passado. “É graças ao empenho deste pessoal que nossa situação está melhor”, disse o governador. E acrescentou: “eles ditam o ritmo dos gastos”.

A necessidade de inovar a gestão e buscar soluções para os problemas atuais também foi comentada pelo governador. Citando a Sefin como um ambiente onde profissionais criativos trabalham com seriedade, ele disse que o país clama por práticas diferentes, uma vez que as usuais estão ultrapassadas. “Precisamos rever tudo”, concluiu.

Fonte Texto: Nonato Cruz Fotos: Jeferson Mota Secom - Governo de Rondônia


EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg