Lebrão comanda grupo de prefeitos em audiência com o governador


Confúcio recebeu sete prefeitos em encontro provocado pelo deputado

Na tarde da última segunda-feira (23) o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu no seu gabinete no Palácio Rio Madeira, um grupo de prefeitos, vices e vereadores liderados pelo deputado José Lebrão (PMDB), 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Na pauta a situação difícil dos municípios, que estão em dificuldades para cumprir compromissos com servidores e fornecedores devido à crise econômico-financeira mundial.

Lebrão pediu suporte financeiro e logístico aos municípios, para o governador Confúcio, justificando que os prefeitos estão com as finanças arruinadas e com dificuldades para cumprir os compromissos com o quadro de pessoal e com os fornecedores. “Está muito difícil administrar um município nos dias de hoje. A arrecadação é baixa, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) diminuíram e os problemas aumentaram, mas nas áreas de saúde e agricultura os problemas são maiores” justificou o deputado.

O grupo que participou da reunião com Confúcio, segundo Lebrão, representava quase 20% dos prefeitos eleitos nas eleições de outubro último, a maioria deles da BR 429. “É uma região de enorme potencial agrícola e representa parte significativa da economia do Estado”, argumentou o deputado.

A prefeita de Seringueiras, Leonilde Garda (PDT) pediu apoio a Confúcio para encontrar forma de combater uma lagarta que está atacando o inhame, produzido em larga escala no município. O governador ficou de colocar o setor do governo à disposição para o combate à lagarta, pois o “inhame é um dos caminhos seguros para se fortalecer a economia do Estado”.

Um dos problemas apresentados pelos prefeitos, na área de saúde, de que seria a retirada dos servidores do Estado à disposição das prefeituras, “foi solucionado, em parte”, segundo Confúcio. O Estado continuará bancando os servidores, mas 50%. Não é uma solução, mas “ajuda muito”, segundo o governador que teve o apoio dos prefeitos.

Suporte de máquina e caminhão, ambulâncias, centro cirúrgicos, mutirões permanentes de cirurgias nos municípios e pagamento de 50% dos servidores da saúde, ajuda no transporte escolar nos municípios foram alguns compromissos firmados por Confúcio com os prefeitos testemunhados pelo deputado Lebrão.

Confúcio atendeu várias reclamações dos prefeitos que dependem da Residência do DER de Alvorada do Oeste, que não estaria atendendo os municípios. O governador chamou o chefe de gabinete e determinou a substituição do residente, porque os problemas são constantes.

O prefeito Cornélio agradeceu o deputado Lebrão, pela audiência “da maior importância” com o governador e destacou seu trabalho de apoio aos prefeitos na região da BR 429, Vale do Guaporé. Também destacou a atenção de Confúcio “que é um governador municipalista e sempre nos tem atendido”, afirmou.

Ao concluir a audiência, Confúcio alertou para as dificuldades que os novos prefeitos e os reeleitos terão pela frente, argumentou inclusive, que projetos devem ser priorizados, “pois temos que nos conscientizar que é impossível fazer tudo. É preciso -sempre- dizer a verdade, falar com o povo. Vocês não ficarão sós”.

Marcaram presença na audiência os prefeitos de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte (DEM); São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha (PMDB); Nova Brasilândia, Hélio Mendes (PP); Novo Horizonte, Cleiton Cheregatto (PMDB); Guajará-Mirim, Sérgio Bouez (PSB), que responde interinamente pelo cargo, porque haverá novas eleições a prefeito; Costa Marques, Vagner Miranda da Silva, o Mirandão, do PMN; e Seringueiras, Leonilde Garda.

#PolíciaCivilprendequadrilhaquetentavafraudar

EDIÇÃO DE HOJE Nº 118

5c39b923-e1ce-4dea-b7ef-e2e1ee12cdac.jpg
56422362_2285627121709462_41902581880518
d1e1841c-2d85-458a-bd16-3f434b913cc6.jpg
                                                     Notícia Em Destaque                                                     
CONVENIO UNIMED.png
ARTE ANUNCIO.jpg