103419939_2703858683219079_3930321760858

Tecnologia de geofonamento detecta vazamentos na rede de distribuição de água em Pimenta Bueno


Para combater o desperdício de água e reduzir perdas e fraudes no sistema de abastecimento, a Águas de Pimenta Bueno intensificou o serviço de geofonamento. O trabalho é realizado com o auxílio do geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio usado por médicos, que permite detectar ruídos no subsolo. A tecnologia pode apontar prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água e fraudes. A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvida pela concessionária no município.

Realizada periodicamente, a ação já percorreu mais de 10 mil metros de rede de água em Pimenta Bueno em busca de vazamentos e localizou 12 pontos onde foi preciso realizar reparos para evitar o desperdício de água. Além de toda a área urbana, praças e pontos turísticos também passam por essa inspeção tecnológica.

O trabalho sempre é realizado no período noturno para aproveitar o silêncio da cidade e o baixo tráfego de veículos. “O equipamento de geofone é sensível ao som, por isso, para garantir a eficiência do serviço é necessário que haja o mínimo de interferência possível”, explica o coordenador de operações da concessionária, Guilherme Giacometi.

Ainda conforme Giacometi, a tecnologia de geofonamento tem como principais metas garantir o bom funcionamento das redes de abastecimento e evitar o desperdício de água. “Trabalhamos para reduzir o índice de perdas de água tratada. Meio ambiente e população são os principais beneficiados, já que isso garante a oferta de água com qualidade e regularidade e os recursos naturais preservados”.

Para mais informações sobre as ações em andamento, trabalhos e projetos desenvolvidos pela Águas de Pimenta Bueno acesse www.aguasdepimentabueno.com.br ou ligue no 0800 647 6060 (ligações de fixos) e 4020 1038 (ligações de celulares).

Assessoria de Comunicação


0 visualização