103419939_2703858683219079_3930321760858

Encontro em Cacoal, RO, destaca potencialidades dos municípios e ajuda prefeitos a fomentar a econom


Participaram do encontro prefeitos de 10 cidades. Tribunal de Contas ajudará municípios de forma individualizada.

Com o objetivo de identificar as necessidades dos municípios e ajudar a melhorar a gestão pública, prefeitos de 10 cidades se reuniram em em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, na manhã de quinta-feira (17), para discutirem a implantação de políticas públicas de aplicação de recurso, para que os municípios não se desestabilizem diante da atual situação econômica que o país passa.

Reunião com prefeitos de 10 cidades aconteceu em Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)

A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, que também participou do encontro, acredita que o momento de crise é propício para unir forças. A ideia é que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), identifique as potencialidades do município e trabalhem formas de melhorá-las, ajudando os municípios a aplicar os recursos nas áreas que se destacam.

“O Sebrae discutirá com os prefeitos as tendências de economia de cada município, ajudando a fomentar o que já temos de melhor, para que possamos passar a crise”, destaca.

O Programa de Governança Econômica Fazendária (Profaz) atua nos municípios em situações de grandes crises, o presidente Bruno Piana disse que nesse caso, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) sai de um caráter fiscalizador e passa a ser indutor para ajudar os municípios. Piana destaca ainda que os municípios da região receberão ajuda do programa de forma individualizada.

“O Profaz é um acordo de cooperação entre o Governo do Estado, Tribunal de Contas, Sebrae e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), para promover a melhoria das fazendas dos municípios, melhorando a arrecadação, sem o prejuízo do desenvolvimento econômico”, explica.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e do Sebrae, Marcelo Thomé, o objetivo do encontro é identificar as necessidades dos municípios quanto a melhoria da gestão pública e quais as potencialidades econômicas podem ser promovidas.

“Estudaremos junto aos prefeitos, quais ações podemos fornecer de suporte aos municípios na melhoria da gestão pública, dos processos, e de que maneira podemos promover o desenvolvimento econômico dos municípios”, conta.

Participaram do encontro prefeitos dos municípios de Alvorada do Oeste, Cacoal, Castanheiras, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Primavera de Rondônia e São Felipe. O encontro foi organizado pelo Sebrae e pela Fiero.

Por Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata


0 visualização