Trabalho escolar pode se tornar programação inédita em Porto Velho

Alunos do curso Técnico em Eventos do Idep, no Flora Calheiros, idealizaram Seminário Sobre Altas Habilidades

O que era pra ser apenas uma atividade escolar pode se tornar uma programação inédita em Porto Velho.

Trata - se do Seminário Altas Habilidades/Superdotação idealizado por alunos do Curso Técnico em Eventos realizado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional - Idep -, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros.

Instrutor do componente curricular Marketing em Eventos, o professor João Albuquerque dividiu a sala de aula em grupos, orientando que cada um apresentasse plano de comunicação com ações de marketing para eventos, conforme o conteúdo ministrado.

Surgiu então o Seminário Altas Habilidades/ Superdotação apresentado pela equipe formada pelos estudantes Jocélia Vilaça, Audicléia Carvalho, Henrique Ferreira, Laís Azevedo e Pedro dos Reis.

Quem teve a ideia de abordar esse tema foi a aluna Jocélia Vilaça que justificou a sua iniciativa durante a apresentação do trabalho na noite da sexta - feira ,25. “Eu tenho uma filha que sofreu muito durante a infância e adolescência por ter altas habilidades”.

Ela lembrou que a jovem não era compreendida em sala de aula e demorou a ser diagnosticada. “Hoje, minha filha está com dezoito anos e foi aprovada no vestibular de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia”.

Depois da exposição, os autores do projeto distribuíram uma cópia da legislação que ampara o atendimento educacional especializado para alunos identificados com altas habilidades/ superdotação. A mesma está fundamentada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

Para o docente João Albuquerque, a proposta dos alunos foi pertinente e elogiável, mas fez uma observação: “Ao invés de um seminário com apenas um palestrante, a temática poderia ser abordada num simpósio porque reuniria especialistas do mundo acadêmico para ampliar o debate”.

1