Sebrae em Rondônia entrega Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Em sua segunda edição, evento premiou os professores participantes da etapa estadual em Rondônia

O Sebrae em Rondônia realizou, na noite desta terça-feira (22), na sede do Sebrae, em Porto Velho, a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora aos finalistas da etapa regional da premiação. Nesta edição, foram 12 projetos inscritos de professores de Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, das seguintes instituições: Universidade Federal de Rondônia - UNIR, União das Escolas Superiores de Rondônia - UNIRON, Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo - Fease, Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rocha de Lima e Igreja Missionaria Unida Peniel.

Durante o evento, o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, ressaltou a importância das propostas apresentadas para desenvolver melhores práticas da educação empreendedora no estado, e parabenizou as equipes da instituição e de consultores que trabalharam para realizar o prêmio e que motivaram e acompanharam as inscrições, pois sem eles o evento não teria acontecido. “Eles foram os responsáveis por realizar essa atividade, e peço uma salva de palmas a todos, e em nome de todos os colaboradores e diretores do Sebrae em Rondônia, nós agradecemos aos educadores presentes, pois nos sentimos muito honrados de recebê-los e entregar este prêmio a vocês”, disse.

Durante a premiação os inscritos foram chamados para receber os certificados de participação e também receberam de presente do Sebrae em Rondônia uma bolsa para participar do Curso Líder Coach e do Empretec. “Essa foi uma forma de agradecer ainda mais às instituições de ensino e profissionais comprometidos com a educação de qualidade”, disse Rita de Cássia, gestora da premiação em Rondônia.

O evento contou com a participação do palestrante Emerson Pinduka, que promoveu um momento de reflexão sobre o ensino, a escola e os educadores, e como esses elementos podem fazer a diferença na vida das pessoas, assim como fizeram para a vida dele. “A minha família não esteve presente na minha educação, mas eu agradeço a todos que me ajudaram a percorrer o meu caminho e que me deram uma palavra de conforto quando necessitei. Me deram forças para continuar”, disse Emerson, que também é analista do Sebrae em Rondônia.

Ao final do evento foi anunciado o tão esperado grande resultado, quando foram entregues os troféus aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares e uma bolsa para participar de um curso de MBA em Educação Empreendedora.

Na categoria Ensino Fundamental - Anos Finais, os classificados foram: Laurecy Souza de Oliveira, da Igreja Missionária Unida Peniel, com o projeto Capoeira: Esporte, Cultura e Lazer para Adolescentes de Baixa Renda, em 3º lugar; Maria Celene Machado e Silva Rebouças, da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo, com o projeto Cineclube - Direitos Humanos, Cinema e Informação para Adolescentes Privados de Liberdade, em 2º lugar; e em 1º lugar ficou Katiane Nunes de Araújo Pessoa, da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo, com o projeto Aprender a Empreender.

Na categoria Ensino Profissional, os classificados foram: Marco Antônio Augusto de Andrade, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Vilhena, com o projeto Laboratório de Fábrica de Software, em 3º Lugar; Guilherme Tadaki Tazo Gaspar, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho - Zona Norte, com o projeto Goifro Zona Norte - Integrar para Motivar, em 2º lugar; e Ilma Rodrigues de Souza Fausto, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná, com o projeto Ava Inclusivo para o Acesso de Alunos com Deficiência no Ensino Remoto”, em 1º Lugar.

Na categoria Ensino Superior, os classificados foram: Rute Bianchini Pontuschka, da Universidade Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná, com o projeto Aproveitamento de Resíduos de Pescado no Desenvolvimento de Petiscos para Cães Adultos, em 3º Lugar; Carlos André Barbosa de Jesus, da União das Escolas Superiores de Rondônia - Uniron, com o projeto Ferramenta (Diagrama de Ishikawa) para Uso em Concessionária de Energia Elétrica, em 2º Lugar; e Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, do Instituto Federal de Rondônia, com o projeto Conecta Ifro: Conhecimento Além das Fronteiras, em 1º Lugar.

0