Com baixo estoque de sangue, Fhemeron busca parceiros para intensificar doação

Com baixa no estoque de bolsas de vários tipos sanguíneos, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) projeta campanhas para doação massiva de sangue com parcerias entre empresas, fundações, igrejas, grupos sociais e comunidade geral. O Estado possui hemocentros regionais com centros de coleta em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
 

 
O ano iniciou e a preocupação do Estado continua em relação às doações de sangue. Com estoque crítico nas tipagens sanguíneas A+, A- e O-, suficientes para no máximo três dias, e queda no tipo O+, a Fhemeron busca dar continuidade nas ações desenvolvidas em 2018, com os parceiros mais atuantes, como a Aeronáutica, Exército, Polícia Militar e igrejas, mas ressalta a necessidade de mais parceiros. No final do ano passado, a Diretoria de Ensino da Polícia Militar participou com a indicação de mais de 150 alunos doadores, garantindo margem de segurança ao estoque da Fundação. Porém, como a tipagem A+ é uma das mais utilizadas em transfusões, faz-se necessário acelerar as ações de doações para permitir que vidas sejam salvas.

REQUISITOS PARA DOAR

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 18 e 69 anos

16 e 17 anos pode doar acompanhado do responsável

Boa alimentação, evitando gordura

Homem pode doar a cada 2 meses

Mulher pode doar a cada 3 meses

Ter dormido pelo menos 6 horas

Dentre os impedimentos para a doação, estão os casos específicos de doenças e sintomas temporários, podendo ser avaliado no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Policlínica Oswaldo Cruz em Porto Velho, ou em contato nos hemocentros do Estado.
 

 
Secom

0