TCE lança aplicativo Tô no Controle/Opine aí

A novidade vida atuar de modo mais ativo no controle de gastos públicos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) lançou nesta segunda-feira (23), uma novidade tecnológica que integra o portal Tô no Controle e que é voltada ao cidadão, visando possibilitar sua atuação de modo ainda mais ativo no controle dos gastos públicos. Trata-se do aplicativo Tô no Controle – Opine aí.

O dispositivo eletrônico, idealizado pelo TCE-RO, conta com o apoio de instituições públicas e privadas, a exemplo do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público estadual (MP-RO), da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – Rondônia (OAB-RO), da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), entre outros.

O aplicativo, que já está disponível ao cidadão, permite que ele se manifeste sobre os serviços públicos prestados, representando assim um avanço significativo para a melhoria da gestão pública, no que tange à participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos.

Para Massud Badra da Assessoria Estratégica do Tribunal de Contas, o aplicativo tem o objetivo de aproximar os cidadãos das políticas do estado.

“O nosso objetivo é trazer o cidadão para mias perto das políticas do estado, é mais uma forma dele avaliar e expor sua opinião quanto aos serviços prestados, ou seja, avaliando a escola, os hospitais. Na plataforma o cidadão vai poder escolher as opções satisfeito e não satisfeito, assim analisaremos e depois enviaremos para os gestores públicos, o que também servirá como forma de orientação para a melhora nos serviços prestados. A ideia é aproximar o cidadão da gestão pública através da tecnologia”, disse.

Para baixar a ferramenta gratuitamente, basta acessar o Google Play (acesse aqui) – para equipamentos Android – e, no campo para pesquisa, digitar “Opine aí” ou “TCERO”. Também já estão sendo realizadas ações para a disponibilização do aplicativo, em breve, no App Store, ou seja, para dispositivos iOS.

Fonte:http://www.diariodaamazonia.com.br

0