Egressa da Facimedse dedica à saúde bucal dos indígenas em Vilhena

Depois que se formou no ano passado, Mikaelen Vieira Bezerra, egressa do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal- Facimed, agora dedica boa parte dos seus dias à saúde bucal e o bem estar de indígenas em aldeias de Vilhena. Ela foi selecionada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), para atuar nas comunidades do município.

“Eu fico 18 dias do mês fazendo atendimentos aos indígenas nas comunidades. Minha função é fazer palestras, escovação supervisionada, restauração, aplicação de flúor e raspagem. Os procedimentos que nós realizamos são nas áreas periodontal, dentística e exodontia”. Contou a dentista.

Por mês, Mikaelen atende em média 400 indígenas em 6 complexos, ela acredita que a atuação profissional dos dentistas nas áreas indígenas, vêm trazendo grandes resultados dentro das comunidades.

“A saúde bucal deles vem melhorando muito, principalmente as dos mais jovens, onde já não há tantos casos de extrações de dentes. Isso prova que eles têm tido mais cuidado e seguindo todas as orientações que nós dentistas passamos”. Destacou Mikaelen.

SegundoMikaelen, trabalhar com indígenas é uma experiência não só profissional, mas também pessoal. “Eles são especiais, é muito gratificante poder promover à eles mais condições de saúde, já que estamos lidando com uma população que não tem a mesma facilidade que nós temos na cidade”. Finalizou.

0