CIRETRAN de Guajará-Mirim participa da festa de São Benedito

No último sábado (10) o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, através da equipe educativa da CIRETRAN de Guajará-Mirim, participou da festa da comunidade de São Benedito, no bairro Stº Antônio.

A festa de São Benedito já é tradição no município, idealizado por uma comunidade de negros remanescentes do vale do Guaporé e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Festejar São Benedito é uma tradição religiosa cultuada por comunidades ribeirinhas quilombolas Guaporeanas que migraram de pequenos lugarejo, seguindo o percurso dos rios Guaporé e Mamoré, alcançando Guajará-Mirim onde fixaram suas residências em vários bairros da cidade, trazendo consigo cultura, costumes e tradições religiosas. Assim, surgiu em Guajará-Mirim a festa de São Benedito que acontece todos os anos no domingo seguinte a Pentecoste.

Para a professora Edna Almeida, responsável pelo setor de educação de Trânsito na CIRETRAN de Guajará-Mirim a educação de trânsito está presente em todos os eventos do município, por tanto não poderia deixar de somar com a festividade. “Com minha negritude, por ser ribeirinha Guaporeana e pertencer à comunidade quilombola do Real Forte Príncipe da Beira, sou parte integrante dessa manifestação cultural religiosa”, afirmou Edna Almeida.

0