Cacoal terá o 1º serviço de ressonância magnética 100% pública em Rondônia

A licitação contemplou não só o equipamento mas também toda a infraestrutura necessária para o perfeito funcionamento

O complexo hospitalar de Cacoal – que funciona como segundo polo de tratamento de alta complexidade em Rondônia – recebe na próxima sexta-feira (19), o primeiro serviço de ressonância magnética 100% pública, com equipamento e gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Segundo o secretário de Saúde, Williames Pimentel, o equipamento instalado em Cacoal é resultado de uma força-tarefa criada pelo governo de Rondônia para a descentralização do atendimento de alta complexidade no Estado. Com a estratégia adotada pelo governo, a população conta com duas cidades referências: Porto Velho e Cacoal. Além de desafogar as unidades da capital, principalmente o Pronto-Socorro João Paulo II, a descentralização faz os pacientes sejam atendidos o mais próximo possível de seus municípios de origem, sem a necessidade de atravessar o Estado inteiro para receber atendimento.

No total, R$ 4.150.000,00 foram investidos para aquisição e instalação do equipamento. Deste total, R$ 2.500.000,00 foram alocados através de emendar parlamentar do deputado federal Nilton Capixaba, afirma Pimentel.

Pimentel explica que a emenda contemplava apenas o equipamento de RMI, porém para a perfeita instalação é necessário que tenha uma instalação completa com Chiller , blindagem da sala (Gaiola de Faraday), aterramento adequado e outras características pertinentes ao equipamento.

Assim, por uma decisão técnica da Sesau com o autor da emenda, o item RMI foi licitado contemplando não só o equipamento mas também toda a infraestrutura necessária para o perfeito funcionamento.

O serviço tem inicio nesta sexta, a partir das 9 horas, no Hospital Regional de Cacoal.


 

 
Fonte: Secom - Governo de Rondônia

0