Simulação de acidente de trânsito chama atenção em Cacoal

Encenação envolveu um carro e uma moto e vítimas com diversos ferimentos. Ação faz parte da campanha 'Maio Amarelo' e foi realiza neste sábado (13).

Uma simulação de acidente de trânsito chamou a atenção de quem passava pela Avenida Porto Velho, no Centro de Cacoal (RO), a 480 quilômetros da capital. A ação ocorreu neste sábado (13), e faz parte das programações da campanha Maio Amarelo. De acordo com o secretário municipal de transportes e trânsito do município, Gilmar de Assis Andrade, o objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semttran), nos dois primeiros meses de 2016, Cacoal registrou 75 acidentes, já no mesmo período deste ano, foram registrados 60. “A simulação fez parte da campanha Maio Amarelo e pretende conscientizar e sensibilizar os motoristas sobre os perigos no trânsito. Nosso objetivo é diminuir os índices de acidentes e sensibilizar em relação aos perigos”, afirma Gilmar.

A ação de trânsito envolveu os agentes da Semttran, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e socorristas da Organização Não Governamental (ONG) Anjos da BR 364.

O enfermeiro socorrista Gregório Cardoso afirma que um dos maiores gastos da saúde é com vítimas de acidentes de trânsito. “É importante treinar as equipes e prepará-las para situações reais. Somos da região do Vale do Anari e lá atendemos cerca de 10 ocorrências por dia e precisamos diminuir esses números. O que presenciamos aqui hoje foi uma simulação, mas infelizmente os acidentes são frequentes e na maioria dos casos ocorrem por imprudência que podem tirar a vida”, afirma.

A dona de casa Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, passava próximo ao local quando presenciou a cena e achou que se tratava de um acidente real. "À primeira vista acreditei que era real. Depois que percebi ser uma encenação e fiquei aliviada. Realmente é uma maneira mais direta de chamar a atenção para os acidentes", comentou.

Por Fernanda Bonilha, G1 Cacoal e Zona da Mata

0