Alvará especial: Vereador Sóstenes sai em defesa do comércio

Foi durante a apresentação do seu programa de televisão nesta quarta-feira (26/04) que o vereador Sóstenes Silva (PP) leu ao vivo um e-mail que os comerciantes de Pimenta Bueno receberam enviado pela associação comercial referente ao feriado municipal do dia 13 de maio.

A igreja católica comemora o dia 13 de maio como o dia de Nossa Senhora de Fátima desde ano 1946. A santa foi declarada padroeira do município de Pimenta Bueno e a data tornou-se feriado através da lei municipal n. 552, de 22/03/1996.

Neste ano a data caiu justamente na véspera do dia das mães, que para o comércio é considerado o segundo natal e como o brasileiro é conhecido pela cultura de deixar tudo para a última hora, seria a data que os comerciantes esperavam um aumento significativo das vendas.

Empresário que tem o interesse de abrir as portas no dia 13 procuraram a associação comercial para verificar a legalidade; por sua vez a associação comercial consultou a prefeitura municipal que informou a necessidade do comerciante procurar o balcão da prefeitura para pagamento de um alvará especial.

O vereador Sóstenes Silva não concorda com o pagamento de mais taxas. Segundo o parlamentar os comerciantes pimentenses já pagam uma das taxas de alvará mais caras de Rondônia e não é justo que o município cobre mais taxas ainda da classe de trabalhadores que carregam o município nas costa através da geração de emprego e renda.

“Se há a possibilidade do comercio abrir as portas que seja através de um decreto municipal assinado pela prefeita e não através da obrigatoriedade do pagamento de alvará especial” disse o vereador.

Diante da incerteza do funcionamento ou não do comércio nesta data, comerciantes temem uma grande evasão de pimentenses para comprar o presente do dia das mães em outras cidades da região.

Fonte: Jornal Correio de Rondônia

0