Projeto piloto do sistema integrado alternativo para produção de alimentos é uma das novidades da 6ª

Uma ação de sucesso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizada na região Nordeste, desde meados de 2013, vem se espalhando pelo Brasil e chega até os agricultores familiares de Rondônia.

É o Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, que consiste no consorciamento de produção de alimentos em pequena escala – agropecuária de subsistência, onde a partir de um tanque de lona para criação de peixes se produz uma grande variedade de pequenos animais, legumes, hortaliças e frutas, em pequenas quantidades e com plantio escalonado. Veja o vídeo.

Em Rondônia, um projeto piloto será apresentado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Embrapa e com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), durante a 6ª edição da Rondônia Rural Show, que acontecerá em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio.

A expectativa dos organizadores do evento é que mais de 70 mil pessoas e mais de 400 empresas movimentem mais de R$ 500 milhões, cenário perfeito para se apresentar o projeto, especialmente porque a maioria dos visitantes é da agricultura familiar, base da economia de Rondônia, que gera mais de 80% de tudo que se produz no estado.

Fonte
 

 
Texto: Marco Aurélio Anconi
 

 
Fotos: Secom
 

 
Secom - Governo de Rondônia

0