Só na Bença visita o canteiro de obras do Hospital de Câncer da Amazônia

O deputado estadual Só na Bença (PMDB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, visitou o canteiro de obras e edificações do Hospital de Câncer da Amazônia que, no futuro, ampliará o atendimento aos pacientes portadores dessa doença.

Acompanhado de assessores e integrantes técnicos daquela comissão, Só na Bença foi recebido pelo engenheiro responsável pelas obras, Marcelo Ferreira Bonfim, que ingressou no Instituto Pio XII na adolescência. Esse Instituto é o mantenedor do Hospital de Câncer de Barretos – HCB, em São Paulo, e da Unidade de Porto Velho, conhecido pela população rondoniense por Barretinho.

Com o passar dos anos, observou-se a crescente demanda de pacientes e, neste sentido, Henrique Prata – gestor de toda essa rede de tratamento oncológico – idealizou a construção de outra unidade para ampliar o atendimento da população de Rondônia e estados circunvizinhos. Surge, então, o compromisso de construir o Hospital de Câncer da Amazônia - HCA.

De acordo com o engenheiro Marcelo Bonfim, a obra está orçada em mais de R$ 100 milhões, com um custo operacional (previsão) acima de R$ 10 milhões por mês. Segundo ele, a capacidade de atendimento passará dos atuais 400 pacientes/dia, no Barretinho, para 1.000 pacientes/dia após a entrada em operação do HCA. O Hospital de Câncer de Barretos, em Barretos (SP), atende 5.000 pacientes/dia.

Para o deputado Só na Bença, parlamentar que tem um grande envolvimento na área da saúde, o Hospital de Câncer da Amazônia contribuirá imensamente com pacientes e familiares, além de desafogar o fluxo nos hospitais públicos do estado.

“É enaltecedor o trabalho desempenhado pelo Henrique Prata que, sensível à fragilidade de pacientes e familiares, se dispôs a trabalhar pela construção dessa unidade do Hospital de Câncer, em Rondônia”, declarou Só na Bença.

Ele destacou, também, as atividades para arrecadação de fundos – leilões Direito de Viver; as latinhas de moedas, dispostas em diversos comércios; a aquisição do livro escrito por Henrique Prata, o qual retrata a história da origem do Hospital de Câncer de Barretos; shows musicais, em especial, com cantores sertanejos.

“São estes atos que expressam a solidariedade de toda a população – do grande empresário à pessoa mais humilde –, os quais tornam possível a construção dessa importante obra para toda a comunidade”, disse o deputado Só na Bença.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

0